Os dados foram baseados no Alexa.com. O que é a Alexa? É um site que se propõe a classificar todos os sites existentes no mundo por número de acessos. Menor o número, maior o número de acesso. O site número 1 tem mais acessos que a de número 10. E assim por diante.

Ela também fornece a classificação por país. A do Japão é o que nos interessa. A metodologia é transparente de maneira que qualquer pode verificar os dados por si mesma. Mas note que a classificação é dinâmica e varia quase que diariamente.

Como exemplo, vá a www.alexa.com e entre com o domínio deste site, web-town.org. Você verá o número 357,821 (isso em 16/Mar/2008). Isso significa que entre os sites mais acessados do mundo todo, a Web Town é a de número 357.821. Este valor é o que você vê na coluna Alexa Global.

Ao final da página você verá a informação "Japan 8,195". Dentre o tráfico proveniente do Japão, é a de número 8.195. Esta é a coluna Alexa Japan, que é onde o nosso ranking foi baseado.

Como a Alexa obtém essa informação? Ela oferece um toolbar (http://www.alexa.com/site/download) que os interessados podem acoplar ao web browser. Quando da instalação, o usuário autoriza a Alexa a coletar dados dos sites visitados por esse browser. Em Abril/2008, em adição, passou a coletar dados det ráfico de provedoras. Em posse desses dados, a Alexa compila os dados e publica o ranking.

Desconhecemos se, do ponto de vista matemático, os dados da Alexa são estatisticamente representativos. Se você conhece algum estudo a respeito nos informe via comentário abaixo. Ela não é perfeita, ela é hoje uma das poucas maneiras conhecidas de medir tráfico alheio e certamente a mais popular.

Apenas sites com domínios próprios foram considerados. Sites que usam sub-domínios estão fora. Isso porque a Alexa não é capaz de discenir sub-domínios. Um exemplo é o site do Jornal Tudo Bem, tudobem.uol.com.br. A Alexa diz que é o 52o. site mais acessado do mundo e o de número 214 no Japão. O problema é que Alexa vê o domínio uol.com.br como um todo. Nao é possível saber que parte pertence à Tudo Bem.

O mesmo é valido pra quem usa free websites como Geocities ou blogs como o Blogspot.


A partir da edição de Mar/2010, duas atualizações foram feitas no critério:

  1. a Alexa deixa, por motivos não muito claros, de publicar o índice Alexa por país para aqueles sites com ranking global de número 1 milhão ou mais (há exceções). Nestes casos, usamos o Alexa Global.
  2. critério de inclusão para a lista dos melhores sites para anunciar. A condição para um site ser listado é a presença de anúncios publicados "ativamente" no site e a venda de espaço para publicidade.

Províncias com maior procura por emprego. O resto pode ser visto na página de empregos.

Imobiliária no Japão

Loterias mais populares entre brasileiros. O resto pode ser visto na página de Takarakuji.


Províncias mais populares. O resto pode ser visto na lista Regional