A Importância da Educação Financeira para brasileiros no Japão


Vivemos numa era de incertezas e não sabemos se daqui a alguns anos poderemos manter o nosso padrão de vida atual no Japão. Isso de deve a um cenário que já vem se desenvolvendo há mais de um ano, onde a maior economia do mundo, a dos Estados Unidos, se encontra numa encruzilhada devido à indevidas decisões tomadas no mercado imobiliário (a chamada crise subprime) que vem causando uma bola de neve de negatividade no mercado financeiro internacional. Somem-se a isso a especulação financeira e conflitos no Oriente Médio que vem trazendo a cotação do barril de petróleo para níveis estratosféricos, acarretando inflação tanto em territórios americano, europeu como japonês. Tendo já atingido os Estados Unidos, a recessão já se mostra inevitável no horizonte nipônico.

Uma das opções para o futuro seria investir na abertura de um empreendimento no Brasil. Mas muitos já perceberam que isso gera enormes riscos para esses aventureiros de primeira viagem. A falta de conhecimento na área de marketing e a falta de instrução financeira dessas pessoas que apesar de saberem poupar, não sabem administrar e investir seu dinheiro corretamente, podem muitas vezes acarretar em resultados desastrosos que levam todos para o buraco do fracasso profissional.

Hoje temos a Internet como uma poderosa ferramenta para a colheita de conhecimentos mas ainda não nos demos conta de como utilizar todas as informações disponíveis nela. Acredito que muitos já adotam o recurso mas muito poucos usam o mesmo para estudar uma forma de garantir e alavancar a vida no futuro.

“Ok, tudo bem, já entendi que estudar finanças pessoais é importante e que é possível usar a internet… Mas o assunto é difícil e eu não entendo nada sobre isso…”

Nessa frase se encontra o grande equívoco que bloqueia a mente e gera a imagem incorreta que existe dentro de nossas cabeças.

No nosso ponto de vista, esse assunto não é difícil quando aprendemos a observar, conviver e agir conforme as necessidades dentro dele.

Para começar é preciso ficar ciente que não é necessário virar um analista econômico para entender algo. Isso é desnecessário… Saibam que muitos analistas não tem talento nenhum e que suas previsões são furadas na maioria dos casos…

Para entender o mercado financeiro é preciso apenas se familiarizar e pegar o costume de checar o seu estado todos os dias.

Fechar os olhos para esse assunto poderá acabar bloqueando a sua própria entrada para a independência financeira.

Primeiramente procure informações de fácil compreensão e sites com assuntos curiosos na Internet. Os links abaixo são úteis para isso.

No Brasil:

Vocabulário financeiro

http://www.felipex.com.br/dic_finan_a.htm

Termômetro de risco da Risktech

Curioso índice.

ShopInvest do Bradesco
http://www.shopinvest.com.br/
Entre em “Pessoa Física → “Ações”
Contém até um passo-a-passo de como investir em Ações no Brasil.

No Japão:

Money Partners
http://www.partnersfx.com/pc2/
Empresa de Forex no Japão com atendimento em português.

Publicado em 30/Jul/08.
Por Flávio Kozaki da ezINVEST.
ezINVEST é uma rede social para educação financeira, investimentos e trading voltado a comunidade brasileira no Japão.



Clique aqui p/ deixar um comentário 1 comentários