Dicas de Duas Impressoras Boas e Baratas


Assim como taxi, uma impressora é tão boa quanto a outra. Ela serve para transferir midia eletrônica para o papel e se todas elas fazem isso, não há diferença. Certo?.

A realidade não é tão simples assim e essa noção não poderia estar mais longe da verdade. Além de imprimir, as impressoras atuais executam várias outras funções. E há caracteristicas especificas a cada impressora que você deve levar em conta antes de comprar como consumo de energia, consumo de tinta, velocidade de impressão e qualidade.

Mesmo com um orcamento apertado, existem várias impressoras que podem satisfazê-lo, proporcionando excelente qualidade por um ótimo preço. Neste artigo é o fruto de uma pesquisa que fiz para comprar uma para mim.

Escolhi 2 impressoras (ou “printers” como dizem alguns) que oferecem ótima qualidade e funcionalidade não obstante o preço barato. Um outro critério foi escolher modelos mundiais, que possam ser encontrados tanto aqui no Japão como no Brasil. Isso ajuda àqueles que voltam para o Brasil, já que poderão encontrar assistência técnica, peças e tinta facilmente em qualquer país.

Não surpreendemente, as escolhidas foram a HP e Brother, duas fabricantes americanas. Modelos de fabricantes japoneses geralmente não são encontrados no exterior e vice-versa, sendo uma péssima escolha se você é gringo.

HP Officejet Plus 8600 Multifuncional

A série HP Officejet tem sido um favorito dos os fãs de jato de tinta por muitos anos. A HP Officejet 8600 Plus Multifuncional obteve um novo design por dentro e por fora, o que a torna melhor do antes. Como é multifuncional, tem impressora, scanner, maquina de copia e fax.

Preço: 27 mil ienes

Prós:

  • Acabamento fosco
    A HP desagradou muitos com incarnações anteriores desta impressora colocando o aparelho dentro de um chassi em preto brilhante que facilmente deixava marcas de impressões digitais e poeira. Mas desta vez a HP decidiu eliminar o chassi tradicional em favor de um invólucro opaco que não deixa impressões digitais.
  • Painel de controle touchscreen
    A HP também criou um painel de controle touchscreen altamente sensível de 4,3 polegadas quer permite acessar facilmente as funções desejadas sem ter que instalar software complicado. Basta localizar a função desejada no painel principal (tais como cópia, scan, impressão ou fax) e apertar o ícone.
  • Teclado QWERTY completo
    A HP incluiu também um teclado QWERTY completo para que as senhas possam ser digitadas no próprio dispositivo.
  • Wi-Fi
    o Wi-Fi embutido permite que você conecte a impressora ao computador sem cabo de rede o que torna a instalação do dispositivo fácil. Alternativamente, você ainda pode conectá-la da maneira tradicional, usando um cabo USB ou Ethernet.
  • Optimizado para iPhone e iPad
    Você pode imprimir diretamento do seu iPhone ou iPad sem tem que usar ou ligar o computador. Isto é útil se você tiver fotos armazenadas em seu smartphone ou tablet que você deseja enviar para a impressora. Requer que o aplicstivo AirPrint esteja instalado no seu iPhone/iPad. Pelo que sabemos não há versão Android.
  • Excelente qualidade de impressão
    Existem dois tipos de impressoras: laser e jato de tinta. Em geral, as impressoras de jato de tinta produzem imagens e texto menos nítidas ao longo da página em parte devido a manchas de tinta, mas geralmente são muito menos caras que impressoras a laser. No entanto, a qualidade de impressão desta unidade especial é incrivelmente clara para uma impressora jato de tinta.

Contras:

  • Touchscreen lento
    O touchscreen (painel de controle) é bonito e intuitivo, mas às vezes difícil de usar. Meus pedidos levam tempo para reconhecido pela impressora. Além disso, não há maneira de recalibrar a sensibilidade da tela.
  • Tamanho Grande
    Esta impressora é um pouco grande para ambientes pequenos. Por isso cheque se você tem espaço sufiente no seu escritorio ou casa antes de fazer a compra. Além disso, se você está pretendendo ligar o dispositivo ao seu PC via USB, você precisa comprar um cabo, já que a HP não fonrece um.

A impressora HP Officejet Pro 8600 Multifuncional tem funcionalidade muito boa e imagens nítidas a um preço acessível. Ela é uma ótima impressora para sua casa ou escritório.

Brother HL-2270DW

A Brother HL-2270DW é uma impressora a preço acessível, laser preto e branco que combina a facilidade de uso com qualidade de impressão que estamos acostumados a ver em impressoras da Brother, com preço de impressoras jato de tinta.

Preço: 17 mil ienes

Prós:

  • Preço
    17 mil é uma pechincha para uma impressora a laser, mesmo que não imprima colorido. Além de ser mais barata que impressoras jato de tinta, ela não requer a compra constante de cartuchos de tinta, tornando-a uma das impressoras de melhor custo-benefício do mercado hoje.
  • Alta velocidade e qualidade de impressão de texto
    Esta impressora tem a velocidade e precisão (pelo menos para impressão de texto) de impressoras laser de preços mais elevados por uma fração do preço.
  • Wi-Fi
    A impressora oferece conectividade sem fio e, dado seu pequeno tamanho, dá maiores opções em termos de onde pode ser colocada. Conexões a cabo para USB e Ethernet estão também disponíveis.
  • 32 GB de memória interna
    Esta impressora possui uma capacidade de memória interna de 32 GB. Isso permite você enviar vários documentos para impressão sem ter de esperar os documentos anteriores serem completados primeiro.

Contras:

  • Impressão em preto e branco
    Este modelo em particular só imprime em preto e branco, o que torna a impressão colorida impossível. Mas não acredito que seja problema, já que de qualquer maneira impressão de imagens não seja o seu forte.
  • Não vem com toner cheio
    A Brother inclui um cartucho de toner que imprime apenas 1.000 páginas antes de precisar ser substituído. O custo de cartucho de toner está em torno de 5.500 ienes, o que custa mais barato que ter que comprar cartuchos de jato de tinta das 4 cores. Um toner dura cerca de 1.500 páginas impressas.

Assim como a impressora da HP, você deve comprar um cabo para ligar seu PC ou rede à impressora, a menos que escolha conectar pela rede sem fio.

Esta é uma impressora acessível, tanto para pequenos escritórios como para uso doméstico. A Brother HL-2270DW tem a mesma velocidades de impressão de impressoras laser mais caras, embora a impressão de imagens não seja lá essas coisas.

Conclusão

Por mais que os meios eletrônicos se tornem sofisticados, há necessidade de documentos em papel. Cada uma dessas impressoras oferece aos consumidores coisas diferentes e cabe a você determinar qual a melhor para as suas necessidades. Aqueles com um escritório ou empresa pequena podem beneficiar de gastar um pouco mais para adquirir uma impressora multifuncional, enquanto donas de casa e usuários infrequentes podem se beneficiar de uma impressora de texto menos cara.

Por M. Aguro.
Escrito em 25/Abr/2012



Clique aqui p/ deixar um comentário 2 comentários