Diferenças entre as Funções da Embaixada e do Consulado


A Embaixada do Brasil em Tóquio e os Consulados-Gerais do Brasil em Tóquio e Nagoya estão subordinados ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro (Itamaraty).

A Embaixada é a presença oficial do governo brasileiro no Japão. Desempenha funções de representação, negociação, promoção comercial, cooperação, difusão cultural e, em sentido amplo, de proteção aos interesses nacionais neste país. A Embaixada, portanto, promove as relações políticas, econômicas, culturais e científicas entre os governos dos dois países.

Os consulados, por sua vez, têm a função prioritária de proteger e prestar o apoio possível ao cidadão brasileiro no Japão, em conformidade com as leis brasileiras e locais. Por isso, se você precisar de assistência, ou de determinados documentos, recorra aos Consulados. Pode se dizer que os Consulados exercem, no exterior, funções de cartórios, tribunais regionais eleitorais (no que se refere ao título de eleitor), secretarias da fazenda (CPF), juntas de alistamento militar e dos orgãos de assistência social.

(trecho da Cartilha Consular, edição 2006, emitida pelo Consulado de Tóquio)


Clique aqui p/ deixar um comentário 0 comentários