É Possível Importar Carro Usado para o Brasil?


Dado a popularidade do artigo 21 razões para importar um carro usado do Japão recebemos questões frequentes sobre a viabilidade, procedimentos e impostos para importação de carro usado. É o tema deste artigo.

Realmente é bastante fascinante a possibilidade de se importar, de forma particular, um carro com mais conforto e menor preço. No entanto, existe regulamentação específica sobre o assunto, que atinge deste a parte tributária, passa por resoluções do CONTRAN e vai até a influência de questões contábeis para as empresas que querem importar por conta própria. Essas questões, por si só, já tornam a possibilidade de importação um tanto complicada. Mas, se fosse fácil todo mundo faria e ninguém sairia lucrando, como não é, iremos PLANEJAR para nós sairmos lucrando!

Em primeiro lugar temos que tomar ciência de que a importação de “carros usados” não é permitida no Brasil, salvo a de “carros de colecionador” que tenham mais de 30 anos de fabricação. Essa informação pode ser confirmada através de consulta à Portaria nº 8, de 13/05/1991, do Departamento do Comércio Exterior, DECEX, do Ministério da Fazenda, no Art. 27: Não será Autorizada a importação de bens de consumo usados; e no art. 25, h: veículos antigos, com mais de trinta anos de fabricação, para fins culturais e de coleção (alterado pela PORTARIA MDIC Nº 235, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2006).

Devemos atentar também se o carro que estamos querendo trazer atende aos requisitos de admissibilidade das resoluções de segurança do CONTRAN, a exemplo do sistema de iluminação veicular. Essa informação pode ser confirmada através da Resolução n.º 227, de 09 de Fevereiro de 2007. A importação também estará sujeita a Licenciamento que será analisada pelo DECEX (Departamento de Comércio Exterior do MICT). Isto significa que você deverá obter uma Licença antes de importar o veículo, através do sistema SISCOMEX da Receita Federal (normalmente feito por empresas ou despachantes aduaneiros credenciados mas pessoas físicas cadastrada também podem fazê-lo). Essas informações podem ser confirmadas pelo portal da SISCOMEX.

Em média, os tributos incidentes sobre a importação são: II (imposto de importação); IPI (imposto produtos industrializados); ICMS (imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços, esse pode variar dependendo do Estado); PIS/PASEP + COFINS (esses são contribuições com fins sociais). A Receita Federal disponibiliza um site para simular o valor dos impostos. Para o cálculo utilizar o código NCM: 87032310, que significa veículo de passageiros dentro da “Nomenclatura Comum do Mercosul”.
Observações:

  • A base de cálculo do II é o valor aduaneiro (valor da mercadoria + frete + seguro + despesas aduaneiras).
  • O pagamento do veículo (após o deferimento da licença) deverá ser realizado através de instituição financeira no Brasil (via fechamento de câmbio), isto é, você não deve efetuar o pagamento diretamente ao vendedor no estrangeiro.
  • Também será necessário “licença” do IBAMA (mais detalhes consultar a IN IBAMA nº 17/2002).
  • Veículos importados por PESSOAS FÍSICA, OU JURÍDICA, OU IMPORTADOR INDEPENDENTE, para uso próprio, estão ISENTOS DA APRESENTAÇÃO DA LCVM. Todavia, têm de apresentar um “TERMO DE ISENÇÃO”, concedido pelo IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Lei 8.723, de 28/10/93-IBAMA). Com efeito, tais veículos não podem ser transferidos para terceiros, pois são intransferíveis, não podendo, portanto, serem comercializados.


Quando o carro estiver no Brasil, para registrá-lo junto ao DETRAN será necessário:

  • Registro de importado novo (para importador independente);
  • Declaração de Importação – DI em substituição à Nota Fiscal;
  • Licença de Importação – LI;
  • Certificado de Adequação à Legislação de Trânsito – CAT;
  • Termo de Isenção da LCVM, concedido pelo IBAMA;
  • Fotocópia do CPF e do RG – Pessoa Física;
  • Comprovante de Endereço,conta de água, luz,telefone ou similares, em nome do proprietário
  • Pagamento de:
  • Emissão de CRV;
  • IPVA proporcional quitado;
  • Seguro Obrigatório proporcional quitado; e
  • Comprovante de Recolhimento de Placas.

Essas últimas informações podem ser confirmadas no site do DETRAN do Mato Grosso do Sul, mas valem para todos os DETRAN do território nacional.

Tenho certeza que após a leitura deste artigo grande parte dos leitores estão pensando: “Putz, é praticamente inviável a importação de carros diretamente do Japão”. Em partes isso é bem verdade. Porém, devemos observar que a importação não está somente restrita a carros, podemos também importar outros produtos de menor valor aduaneiro e através da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, inclusive, para isso o governo brasileiro disponibiliza várias facilidades como o exportafácil e o braziltradenet, mas isso é assunto para outro artigo.

Por J. J. Onuki da Onukisan Assessoria & Planejamento.

Publicado em 30/Ago/2008.
J.J. Onuki estuda Contabilidade pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas), é formando em Direito pelo CESMAC (Centro de Estudos Superiores de Maceió). Através de parcerias, atua em Alagoas, Brasília e São Paulo.

Informe Pago:

 


196 comentários em “É Possível Importar Carro Usado para o Brasil?”

  1. desejo mandar um carro 30 anos de fabricacao preciso do telefone de uma empresa que leva dos EUA pro brasil MG alguem, alguem tem esse telefone ? favor me responder por email.

  2. Oi. Boa tarde. Sou Português e estou morando no Brasil faz 7 meses final deste mês. Estou legalizado cá e com visto permanente visto ser casado com uma Brasileira. Tenho um carro em Portugal com 41 anos que gostava de trazer para cá. Já o tenho fez 5 anos. Mas tenho visto que tem muitos impostos para pagar e gostava que me esclarecessem uma duvida: existe alguma regra/lei que me ajude a ficar mais barato o custo de importação? uma vez que o carro é meu lá em Portugal e quero trazê-lo para o Brasil para andar com ele e não para comercializar? Agora resposta. Obrigado. Abraços

  3. Um amigo mora nos EUA, está se mudando para o Brasil em 2016, e quer trazer seu carro. Ele é americano e vai vir ao Brasil de mudança, pra ficar. Ele pediu minha ajuda pra descobrir se isso é possível, estou perdida. Por favor, ajudem! Obrigada!

  4. Para mim já está claro que carros acima de 30 anos.
    Mas por exemplo como eu faço se quero entrar com o carro pelas fronteiras dirigindo?
    Alguém já fez isso?

  5. olhei um anuciu na internet uma venda de um carro para vender o carro estar legalizado no brasil so que estar na alemanha ele pode mandar esse carro para brasil de volta e contratar uma empresa para se responsavel pela veiculo

  6. Li vários comentários uns dizendo que pode outros que não dá pra trazer carros usados com menos de 30 anos,para os que dizem e insistem em dizer que não tem eu queria que me respondesse uma pergunta COMO É QUE O FIUK(FILHO DO FÁBIO JUNIOR) CONSEGUIU TRAZER UM SKYLINE PRO BRASIL(NÃO É O NOVO GTR) E SIM O SKYLINE MODELO ANTIGO SÓ QUE APÓS A GERAÇÃO DO GODZILLA QUEM SACA DE CARROS VAI ENTENDER um coisa eu sei tem jeito só q quem sabe não vai dizer pois deve tá ganhando algum em cima que não deve ser pouco com certeza dá pra trazer mais acho que isso é só pra quem tem grana diferente dá maior parte da população brasileira que sonha com carro de qualidade sem pagar autos impostos pels carroças que tem a venda aki!

    1. Depois que postei o comentário é que descobri que da pra importar carros para drift mais eles não podem rodar normalmente mas continuo achando que dá pra trazer aki é o Brasil sempre dá pra fazer algo através do jeitinho brasileiro s´precisa conhecer as pessoas certas que tudo fica numa boa.

  7. Roberto boa tarde, vc esta enganado, existe sim a possibilidade de importar carros usados do exterior, porém, somente nessa condição.
    o veiculo deve estar em seu nome no período não mínimo de 6 meses e vc tem que estar de mudança para o brasil, ou seja, tem que ter morado fora e ter ficado regular neste país.

  8. Caramba Como e dificil VCS entenderem .o fato de vc Morar fora .e comprar Carro usado messes paises.VCS não tem o direitos de trazer .ponto final.se vc casol com portugues .ou com portuguesa .tamb nap da direito nemhum .ponto .não importa tua historia. E PROIBIDO.PROIBIDO.MAIS uma vez ePROIBIDO.chega de pergunta idiota.se vc portugues..italiano.americano.Russo.japones.chines.do inferno que for.e proibido.PROIBIDO.PROIBIDO.PROIBIDO. so Carro com 31anos
    E quando chegar AQUI essa merda VAI quebrar NA Estrada e a multa agora e de 1.800 reais MAIS o reboque .MAIS p arrastao dependendo a onde vc parar.ainda VAI perder o relogio.carteira.e o cellular.assim que n is carros com 31anos .vc deve trazer essa merda para ca .o Brasil já tem Carro velho de MAIS.se alguem estivesse falando.de Ferrari. Lamborghini. Mesmo assim nap PODE e PROIBIDO.quanto MAIS masda.e eases outros que estao perguntando.so sucata.VCS sai do Brasil para TRABALHAR fora ainda Volta duro e ainda quer trazer lixo de Carro de 500dollares .VCS deveriao ter vergonha em andar com esses lixo AQUI..chega de sucata.o Brasil já tem de MAIS. E. PROIBIDO entende PROIBIDO PROIBIDO .essa palavra query dizer não não nao .

    1. Levar a empilhadeira…primeiro. Nova ou usada?gasoline,diesel,electrical ou a gas propano?,se vc lancar direto para o Brasil. Tera problemas porem se entrar por Paraguay,Peru,ou child e ter calma e paciencia vc Tera successo. Isso tudo custa.depends o que vc esta disposto a pagar. Ja levamos tratores e maquinas de perfuracao. Essds nao precisar passar pelo detram.nem registrar. E mais facil vehiculos ja e mais co.plicado. meus contato cobram caro para Carlos. Mediande 20mil dolares para legalization.

  9. Bom dia: estou fazendo uma compra de um carro volvo c70 2006 automático t5,e gostaria de saber transporte + taxas dos EUA para o Brasil. Todos imp.
    de lá e daqui. Como devo proceder e os custos. Tenho 71 anos e nov. próximo 72.
    Osmar

    1. Bom dia. Moro na Alemanha e ganhei um carro que ja tem 24 anos. Gostaria de enviar para o Brasil. Gostaria de saber se compensa . Quanto eu preciso pagar de imposto. Aqui na Alemanha eles enviam em containers. Mas eu gostaria de saber quais os procedimentos na chegada do carro .

  10. Ola quería ajuda moro na Espanha e em julho volto para o Brasil definitivamente,aquí na Espanha tenho uma moto honda cb500. Do ano 1996 e quería levar Minha moto au Brasil por transporte marítimo ou seja por navio.

  11. bom dia , tenho dupla cidadania italiana, e brasileira, moro na italia, com familia no brasil, posso mandar uma moto nova para o brasil, porem esta moto e de enduro para competiçao nao havendo necessidade de licenciamento, por favor preciso dessa informaçao

  12. Por favor, gostaria de saber se posso legalizar a importação de um Trailer montado em chassis de um caminhão Mercedes Benz ano 1985, com licença da Suissa, que foi trazido para o Brasil vindo de navio da Alemanha para Buenos Aires – Argentina, tendo entrado no brasil conduzido por seu proprietário que é cidadão Suisso. O veículo vai fazer 30 anos ano que vem, já que é 1.985 seu ano de fabricação. Já encontra-se dentro do Brasil. Pode me ajudar a encontrar os meios de legalizar esse veiculo em meu nome como pessoa física e como devo proceder e a quem buscar os meios de cumprir todos os trâmites, pagando todos os tributos até transferí-lo para meu nome e obter a documentação junto ao Detran?

  13. o brasil só permite carros de 30 anos de uso entrar no país porque se for de 29 anos por exemplo,ja vai estar um ano na frente do país,aí pega mal neh…;)

  14. bom dia !! tenho interese em trazer um carro japones para o brasil minha duvida e com relaçao direçao se tem com direçao esquerda , e toda a documentaçao , e o custo.

  15. auguen mandou augun carro con mas de 30 anos para o brasil?pode me enfor sobre empostos porque no artigo so fala que epossivel mas nao fala como ou quanto!estive na receito federal e me encaminharao pa a atuaneira!
    ficei de un lado para o outro e nao recebi nenhuma informacao preciza!
    entao continuo a tentar encontrar a forma serta para ter os carros en casa!auguem pode me ajudar?
    obrigado Lopes.

  16. A vontade do povo de trazer levar algo pro brasil é bem maior do que a vontade de ler o artigo a cima. Li praticamente todas as perguntas e 99% delas são as mesmas que eu tenho mas foi, eu ler 5 linhas do artigo a cima eu ja matei a xarada e entrei em contato com uma equipe aduaneira e tirei todas minhas duvidas, só que as pessoas são NOOBS, e noobs são pessoas que acham mais fácil perguntar do que procurar, eu tenho a resposta de como importar qualquer carro de qualquer lugar do mundo para o Brasil, eu moro no Japão e estou enviando meu carro para o Brasil, sei os tramitês, valores, tudo corretamente eu poderia postar aki e ser mais facil para todos só clicando no link mas não vou fazer isso pois eu li o artigo acima e mais facil do que ler é simplismente colocar o link somente para as pessoas clicarem. Boa sorte a todos.

  17. Fernando Alberto Rosado Mendes

    Possuo um Jeep Isuzu Tropher 2.220 Cm3 a gasóleo que faz 30 Anos para o Ano que vem. Reconstrui-o todo ao longo de 12 anos e uma vez que sou casado com senhora Brasileira, quero ir viver definitivamente para o Brasil, mais propriamente para Campina Grande Estado da Paraíba, gostava de saber quias os procedimentos que tenho que tomar para poder levá-lo para o Brasil bem como gostava de saber quanto me poderá custar todo este processo. O Jeep tem uma distancia entre eixos de 265,Chassi longo, tem o peso Total de 001950 e a Tara é de 01480 é de cinco lugares. Gostava que me pudessem informar dos passos a dar e se vale a pena.

    1. Olá Fabricio tudo bem é realmente você tem um bom gosto o Supra é um belo carro, alem de bonito ele é realmente chamativo existe esta possibilidade leia o artigo corretamente e siga os passos que vc verá que é até possivel ter um supra no brasil.

  18. Olá, ao contrário de muitos, o meu carro já está no Brasil, aqui na minha porta. É um eclipse ano 2000 com placas da flórida. USA eu comprei de uma vizinha que é americana. ja estou com o carro a 4 anos e só agora preciso
    legaliza-lo para poder vende-lo, mas não consigo. vendo o carro pelo valor de R$ 15.000,00 PARA QUEM QUISER. comprar essa briga.
    o carro legalizado vale 50.000
    fordeiro@hotmail.com
    31 9260 5336

    1. Desculpe, mas o carro nao vale legalizado 50.000, pois e um modelo 2000. Vc esta com um abacaxi na mao sem solucao. Este carro nao pode ser legalizado. Forte abraco.

  19. SOMOS MUITOS QUE MORAMOS NA EUROPA PORQUE NAO JUNTAMOS E REEVIDICAMOS O DIREITO DE LEVARMOS NOSSOS VEICULOS PARA O BRASIL? SE ALGUEM SABE COMO COMEÇAR ISSO EU TOPO, TO A ME PREPARAR PARA VOLTAR AO BRASIL E QUERO SIMPLESMENTE LEVAR UMA MOTO 500 CC QUE JA A TENHO A 4ANOS, AGUARDO

  20. Outra pergunta:
    Se eu for com meu carro à Argentina e lá comprar um trailer para rebocar até o Brasil, posso passar na fronteira sem problemas?

  21. Como ficaria essa questão com a seguinte situação: eu compraria um motorhome usado nos Estados Unidos (em nome da minha filha, que tem o green card, pois mora lá há muitos anos) e viria atravessando os países da América Central e da América do Sul até chegar aqui ao Brasil. Isso seria considerado importação? Eu usaria o veículo aqui, mas gostaria de saber se vale a pena financeiramente (impostos) e se a burocracia demorada me impediria de usar o RV aqui enquanto o processo não chegasse ao fim.

    1. O green card nada tem a ver com a compra de veiculos aqui nos USA. Quanto a legalizacao do RV no Brasil somente se tiver com mais de 30 anos de fabricacao. Atente que atravessar desde USA ate o Brasil nao se trata de uma situacao simples. Eu ja fiz esta viagem e nao recomendo a travessia com a FAMILIA. Muito menos com utilizacao de um RV. Pela aventura vale a pena, mas pelo custo para o seu objetivo nao seria valido. Forte abraco.

      1. Amigo, você fez a viagem de carro do USA até o Brazil?
        Eu imagino que a América central é muito arriscado não?

        Quais os maiores problemas que vc teve?

  22. Marcelo importação de carros antigos e outros

    bom dia a todos vendo esses comentarios e perguntas estou aqui para ajudar a importar carros de todo o mundo sendo de coleção ou de mudança tendo a importancia de seus bens fora do PAÍS pode sim traze-los mas tudo tem seus comprimentos de leis etc caso alguém queira por favor em entrar em contato pelo e-mail especificando o que deseja importar daremos acessória completa para que se posso importar ou como mudança.

    Att

    Marcelo

    1. hola …marcelo ….estou querendo mais informaçoes….como levar meu carro pra o brasil….eu e a minha esposa moramos aqui no Chile… ela ja leva morando aqui mais de 1 ano…. e eu sou chileno …estamos querendo comprar um carro novo 0 km mais avamos ir rodando pra la ….e levar a mudança que e muito pouca alias mais como faço pra legalizar o carro la …gostaria se vc puder me aclarasse as duvidas…grato muito obrigado…

    2. Bom dia,

      Tenho uma carrinha que estou a considerar importar para o Brasil. Sou portuguesa, vivo na Alemanha e a carrinha está registrada na Alemanha. Mas gostava de me mudar para o Brasil onde tenho uma oportunidade de emprego. A carrinha tem ca 15 anos e já a tenho há ca 3 anos. É uma ford transit, mas um modelo especial adaptado pela westfalia a carrinha de campismo (ford nugget).
      Seria possível importá-la da alemanha para o Brasil? Quanto custaria? Poderia enviá-la antes de ter o número de seguranca social brasileiro? O que me aconselha para o envio da carrinha? Vou para São Luís do Maranhão..

      Desde já obrigada,

      Catarina MIranda

    3. talvez possa me ajudar a legalizar um carro que já está no brasil
      é eclipse ano 2000 a americana de quem comprei deu entrada declaração simplificada. e me vendeu o carro e foi embora. como faço agora ?

    4. boa tarde Marcelo eu moro na Inglaterre e tenho uma moto ducati e quero saber c da de eu levar ela para o brasil e tbn tenho uma outra moto aki q e uma iamaha xt660x 2009 a ducati tem dez anos uq tenho q fazer e c vc pode me ajudar com isso mto grato desde ja mto obrigado…

    5. Gostaria de importar motor home com mais de 30anos .Comprar nos USA ou Canada e trazer rodando para o Brazil.
      Aguardo seu contato.
      Att

    6. boa noite marcelo, não vi seu email estou tentando por aki… estive na espanha em agosto e um grande amigo quer me dar a moto que comprou lá pra eu usar, ou seja quer me doar a moto, esse casso pelo q li na receita é possivel eu trazer para o barsil né? já que nao estou comprando a moto estou ganhando dele, meu email haroldosoares@hotmail.com meu cel tim 48 9803-5146 e meu whatsapp 21999677615 aguardo contato. obrigado

    7. Marcelo,
      Gostaria de levar ao Brasil o meu Maverick 1974, moro na California e tenho as duas cidadanias, como voce poderia me ajudar?
      Obrigado,
      Junio G.

    8. ola boa tarde gostaria que me podesse informar o seguinte eu sou portugues e moro em frança mas sou casado com uma brasileira e pretendo me mudar para o brasil onde tenho aqui um audi a6 2005 motor 2000 diesel e tenho uma mota 125 que gostaria de poder levar para ai e legalizar sabeme diszer se e possivel
      o que presisa e qual os valores obrigado

  23. pessoal só uma duvida
    se eu quiser importar um carro do ano de 1992 que eu nao vou remover peças nem usa-lo nas ruas só pra ter um msm. nem assim é possivel?

  24. Gostaria de saber qual o procedimento para que eu possa fazer transferencia de um veiculo 94 com placa da alemanha, pois, estou negociando com a atual proprietaria, e tenho esta duvida.eu consego fazer esta transferencia.

  25. kkkkk… E MEDONHO, PARECE ATE QUE BRASILEIRO NAO SABE LER. Quantas vezes deve ser repitido a mesma pergunta?
    Posso importar meu carro usado?
    A resposta sera sempre a mesma!
    NAO…
    Veiculos usados nao se qualifica para importacao!

  26. ola sou portugues alemão casado com uma brasileira estamos decidido em ir embora para o brasil a viver,mais tenho uma dúvida sei que minhas mudanças posso levar em contetor mais tenho um poblema que jamais posso deixar meu pai morreu em 2007 antes de morrer me deu uma bmw 1990 toda equipada,tipo é um um valor sentimental muito grande que jamais quero desfaser não há dinheiro que pague,vou ficar até ver o fim dela ou meus filhos fique ate o fim dela…ok faço para levar ela comigo por favor isto não é história sim uma realidade,,,,ok preciso fazer obrigado despachantes brasileiro que possa me ajudar.

  27. Boa tarde, minha pergunta é a mesma de muitos. Moro em Portugal a 18 anos, Estou de regresso para o Brasil gostaria de de levar um Mazda 5 ano 2003 que está no nome do namorado, que também vai, gostaria de saber preço e se vale a pena. Meu Estado é Goiás.
    Obrigada

  28. hola soy chileno, y mi esposa es brasileira. estubimos vivendo en brasil por 8 años, aqui ahora en chile compre un auto en zona franca por el derecho de persona que ha vivivdo en el exterior. pensamos volver a brasil, y queriua saber si puedo llevar mi auto comprado aqui en chile. gracias por la informacion.

  29. ” acho que com esa ley pelo que eu entendo ,,,, e tanto que afirmava uma pessoa “” carro importado no brasil nao pode entrar “” ficou pelo chao essa afirmaçao espero que isto sirva pra todos nos ( estrangeiros que vamos a pedir a permanencia no brasil ( eu sou chileno ) e realmente fiquei praticamente asustado ao ver preços das coisas electricas e eletronicas sem falar de carros aqui eu ainda quero entender que isso e so pra proteger a mao de obra brasileira que e muito loavel , mais que nao seja um jeito de empresarios querer ganhar dinheiro a montao em base a pouca informaçao de uma boa porcentagem de brasileiros. ha esta lei eu achei num poucos minutos na internet e tambem graças a que foi feita e bem pouco tempo.

  30. Notícias e Doutrina sobre “IMPORTAÇÃO DE VEÍCULO PARA USO PRÓPRIO”

    Cobrança de IPI sobre importação para uso próprio de veículo é indevida (Notícias TRF1)

    liberação de veículo importado. O juízo de primeiro grau decidiu pela incidência de IPI sobre a
    importação de veículo, mesmo que por pessoa física e para uso próprio. Inconformado, o
    apelante…”Não incide o IPI sobre a importação, por pessoa física, de veículo automotor dest…

    Decisões – 17 de Setembro de 2012

  31. Olá, estou buscando informação para levar um carro ao brasil que me foi doado aqui na Espanha, posso levar?, tenho de pagar IPI,ICMS,PIS/PASEP+COFINS, ou está isento por ser um veículo doado (o carro é de segunda mão e tem uns quatro anos de antiguidade), muito obrigado.

  32. Boas, eu sou português mas com residência no Brasil. Apesar de já ter visto que não é permitido por lei importar um carro de fora, queria saber se posso mandar vir o meu carro (com placa portuguesa) e eu circular com ele continuando com a placa portuguesa.

    1. Luis você conseguiu resolver a tua situacao, pois eu também queria circular com meu carro placa francesa no brasil. Me ajude se puder e diga oque fez!
      Obrigada

  33. PARA QUEM NAO SABE IMPORTAR CARROS USADOS PARA O BRASIL E CRIME PUNINO POR LEI A MENOS QUE O CARRO SEJA PARA COLECIONADOR E TENHA MAIS DE 30 ANOS DO RESTO E IMPOSSIVEL, AS LEIS BRASILEIRAS OBRIGAM TODOS A PAGAREM OS ALTOS PREÇOS PELOS IMPOSTOS PARA COMPRAR UM CARRO E AO MESMO TEMPO VENDE O CARRO FABRICADO NO BRASIL PARA FORA POR PREÇO INSIGNIFICANTE ACREDITO QUE ISSO NUNCA VENHA A MUDAR E SE MUDAR NAO E PARA NOSSA EPOCA….

  34. ola gostaria de saber se posso trazer um trator(em alguns doc ele sai como maquinas) de construção civil da espanha , pois tenho nacionalidae espanhola e brasileira sera que facilita alguma coisa.

    aguardo.

  35. hola arriba , es posible atraves del paraguay , +/- 4mil $$ tendran un carrao hehe con matricula paraguaya , és para isto que sirve la globalizacion , el mercosul , livre circulacion de bienes y personas .hehe

  36. Em breve vou mudar de residência de Portugal para o Brasil, será que posso trazer o meu carro de utilização?
    Penso que deverá haver uma lei para este tipo de situações!!!
    Aguardo uma resposta
    Obrigado a todos

  37. Bom dia , prentendo comprar caminhoes na belgica e trazer para o brasil , alguem sabe o procedimento relacionado ao transporte e legalizacao no brasil , obrigado desde ja.

  38. boa tarde cara amigo,moro en portugal 7anos gostaria levar meu carro e uma l200 mitsubiche ano 99 5 lurares adissel quanto ficaria para legalizar air no brasil o berigado aguardo a resposta

  39. Há previsão na lei aduaneira para isenção dos impostos, caso o brasileiro fique mais de um ano e um dia fora do Brasil.
    Então a minha dúvida é a seguinte:

    – Estou na Alemanha há quase três anos. Comprei um carro zero logo que cheguei aqui. É considerado “carro usado”:
    1) O carro cuja nota fiscal NÃO está em seu nome, por exemplo, um carro 2012/2012 que o Fritz comprou em janeiro de 2012 e vendeu em fevereiro;
    2) O carro cuja nota fiscal ESTÁ em seu nome, independente do ano da compra, por exemplo, carro 2009/2009 comprado zero à vista;
    3) O carro cuja nota fiscal ESTÁ em seu nome, mas cujo ano da compra seja o mesmo da solicitação de importação.

    Obrigado.

  40. Ola.
    Li este artigo mais mesmo assim vem aquela duvida.
    moro em goiania goias, temos 2 skylines e um silvia s-15 q provavelmente vieram do Japao ou da Inglaterra ou da Australia. Ambos os carros sao usados, e hj sao utilizados em campeonatos de Drift no Brasil. Como isso e POSSIVEL??? Estou aguardando uma resposta. Obrigado

  41. ola pessoal tenho a resposta para todos, tem como vc trazer seu carro usado de onde for de qual ano for, no brasil todos sabem, tudo é mais dificil de conseguir mas pra tudo tem o jeitinho brasileiro, vc pode mandar seu carro pelo chile pode entrar ilegal e correr o risco de ter seu carro preso e vc responder processo por contrabando ou pode pagar o absurdo q o governo ou os fiscais pedem e legalizar seu carro , mas desta forma seu carro vai sair mais caro q aqui mesmo, e mais vc tera amolaçao por anos e anos entao de uma forma ou de outra é complicado mas q tem jeito de trazer ahhh isso tem!!! o jeito mais facil é trazer por paises q fazem fronteiras entrar e depois legalizar e pra isso ainda fica caro mas bem mais barato com certeza, vc so vai precisar procurar quem faz esse tipo de serviço aqui no brasil, q todos sabemos nao é tao dificil achar esse tipo de gente .

  42. Sou Brasileiro e recebi de herança um Porscher em Portugal (vale cerca de 13.000,00 euros lá) e desejo trazê-lo para o Brasil, alguém sabe me dizer quanto custa pra trazê-lo e regularizá-lo no Brasil?

  43. Boas colegas a minha duvida é a seguinte, vou de mudança para o brasil, sou portugues a minha esposa é brasileira, e queremos levar o nosso carro do ano 2003 para o brasil. Vi que o Ricardo acima disse que era possivel!!! pode explicar-me pormenores ou outro.

    Obrigado

  44. Gostaria de saber se é possivel enviar uma moto do Japão para o Brasil para a pratica de esporte, quais as documentações que eu precisaria e quais das milhares de taxas absurdas que o governo brasileiro cobra eu teria que pagar?

  45. E muita confusao so pra mandar um veiculo para o Brasil,mas compreendo as razoes,o mercado automovel tem sua forca.quem nao gostaria de comprar um carro em 2 mao na europa mais barato e depois enviar para o Brasil?

  46. aki estamos na europa na guiana francesa porta du brasil 200km vamos todo de carro ate macapa pra ken esta na europa envia de navio na guianna a seguro du veicul carte gris et ok du porto a st jorge 200km atravessar aponte esta pronta espere inagurar a ponte en breve atra versse esta no oyapoque brasil viaje 600km esta a macapa am mais 24h de balse 800reaischega a belen com plaque s europeias onde esta o poblema o navio peça no net para dividir cotainer nao complica gente eu vou traser 3 caminhào da fra nce por 12 mil de frete ate a guianne

  47. Pércio Fracacio Garcia

    Olá.sou brasileiro e tenho a nacionalidade española e sou autônomo aquí em España, e tenho dos carros usados aquí e posso levar os carros para o Brasil,sendo eu autônomo aquí em España,atenciosamente agradeço se alguém pode me responder a esta pergunta.

  48. boa noite a todos ,gostaria imenso k alguem me ajuda-se numa situaçao k e a seguinte ,tenho visto k os carros no brasil sao bem mas carros k aqui em portugal ,alias alguns o dobro e ate o tripulo ,quanto mas novos mas e a diferença maior ,tenho namorada brasileira ,ela tem casa la e eu tenho casa aqui tava querendo levar para o brasil um mercedes ml 270 jipe de 2002 k aqui vale 15 mil eu e no brasil sei k vale a volta de 50 mil reais , e para vender para uma sucata vale 30 mil reais so queria saber kuanto custa legalizar este carro se for possivel .ou entao passar la as minhas ferias com ele e vendelo a uma sucata ,pois ta o mesmo dinheiro k aqui ,boa noita a todos ,gostaria k alguem me responde-se

  49. Rodrigo. O caminho para conseguir a Licença de Importação para veiculos doados é arduo. Não sou especializado em liberação de veiculos importados e sim de mudanças internacionais, mas tenho acompanhado em algumas rodas de amigos que muitos pedidos terem sido negados pelo DECEX (Departamento de Comércio Exterior). Procure um despachante aduaneiro especializado ou empresas que importem veiculos que poderão lhe auxiliar.

  50. Rodrigo pergunta para José Augusto Despachante aduaneiro Santos SP

    Dos meios da doações, pode ser doado moto e automóveis novo e usados, usado tem que ter os 30 anos. Tenho amigo empresário que gostaria de doar a uma instituição de minha cidade sem fins lucrativos, no Brasil, esse instituição tem interesse em leiloar esses bens para arrecadar fundos a própria instituição recebedora da doação.
    A possibilidade da doação.

  51. trabalho em uma empresa em lisboa desde 1.997. de 2 a 3 meses por ano. possuo cidadania brasileira e italiana o que me dá direito de trabalhar na ciatada cidade. Bem, gostaria de saber: tenho lá um carrinho 2004 que comprei usado, tenho minha mobília que não é cara mas é boa e está semi nova, televisão computador e etc. estou saindo da empresa, POSSO TRAZER MINHA MUDANÇA PARA O BRASIL, INCLUSIVE O MEU CARRO? agradeço a resposta.

  52. Outra dúvida, me desculpe, por sorte eu tenho interesse realmente em comprar um carro com mais de 30 anos, um Impala 63 que é um desejo de infância que é praticamente impossível encontrar no Brasil. Você sabe o procedimento para adquirir o carro nesta situação? Seria o mesmo do artigo? Muito obrigado mais uma vez!

  53. Boa tarde! Primeiro muito obrigado pelas informações, muito esclarecedoras. Segundo, só pra confirmar, este ato não seria ilícito já que é proibido? Muito obrigado!

  54. Tche, to querendo comprar uma moto pra uso exclusivamente em autodormo, ou seja, transportarei ela em carretinha.
    Vejo montes de anuncios de motos trazidas do exterior mas que não estao com documentos.

    Pergunta:
    Posso TRANSPORTAR essa moto de casa até o autodromo?

  55. como faço para importar um carro para o brasil? é caro? penso em trazer um pôrshe 2000? mande links para que eu possa consultar tudo, demora muito? manda rapido a resposta ok, atenciosamente!!!!

  56. bom dia moro em portugal a 9anos tenho uma moto com 2anos de uso comprei a nova tenho a nota fiscal estou de retorno para o brasil gostaria de levar minha moto e possivel

  57. cara !acho idiota essas leis do brasil !esses caras fazen isso pra contribuir com empresarios e pessoas ricas! acho sim se um brasileiro vive em outro pais deveria haver leis para que podemos levar nossos bens independente de ser oque seja !vivo no japao a 16 anos tenho minha moto suzuki gsxr1000 paguei com meu suor! agora por essas leis feitas´por imbecis nao posso levar! isso e uma injustica!… bando de fdp……………….

  58. ola, estou nos EUA e quero levar meu carro para o Brasil. pesquisei uma transportadora para enviar meu carro e ate então estava tudo certo, acontece que um amigo me falou q eu teria que´pagar o valor do carro novamente? isso procede, quais taxas terei que pagar? grato.

  59. SOU DESPACHANTE ADUANEIRO EM VITÓRIA.

    EU JAMAIS TERIA A INTENÇÃO DE SIMPLESMENTE JOGAR UM BALDE DE AGUA FRIA EM QUEM QUER TRAZER CARRO E MOTOR USADOS, TANTO QUANTO PNEUS, MAS ME SINTO NA OBRIGAÇÃO DE ALERTAR.

    A FALTA DE DECENCIA DOS FISCAIS É TANTA QUE MESMO SEGUINDO A RISCA TODAS AS EXIGENCIAS DA ALFANDEGA, A GRANDE MAIORIA CRIA MEIOS DE ATRASAR OS PROCESSOS, INVENTANDO PROBLEMAS PARA PODEREM “VENDER” AS SOLUÇÕES (PARA BOM ENTENDEDOR MEIA PALAVRA BASTA).

    SUJIRO ENTÃO QUE AQUELE QUE ESTÁ PENSANDO EM VOLTAR PARA O BRASIL E TRAZER SEUS PERTENCES, DESISTA.

    VENDA TUDO E COMPRE TUDO NOVO AQUI.

    O CONTRIBUINTE BRASILEIRO ESTÁ SENDO TRATADO COMO BANDIDO NO BRASIL.

    UM CARRO NÃO VALE TODA A DOR DE CABEÇA, HUMILHAÇÃO E EXTORÇÃO (NEM TODO O DINHEIRO QUE ISSO CONSOME).

    GRANDE ABRAÇO A TODOS.

  60. tenho um Lincoln 1970 com 25 mil km rodados aqui nos Usa queria saber como eles basiam o imposto…pelo estado do carro ? ja que ele tem 30 anos eu posso levar ! se e assim vou sujar ele todo de barro pra parecer carro velho …desmontar tudo e jogar no container …la so montar…tem nego fazendo isso ! 🙂

  61. Bom dia,
    Para o caro Bruno;
    Você pode entrar com carro no Brasil, como turista e permanecer por período igual ao seu visto de turista, ou seja, Se você for extrangeiro ao meu país, e for amparado pela isenção de visto, poderá ter seu carro consigo, por um período de 3 meses.
    Depois basta que você saia do país por uma das fronteiras terrestres ou maritimas para receber um carimbo no seu passaporte como deu saída e retornar novamente quando julgares oportuno.
    Caso sejas nativo do país em questão, podes ir com o carro a passeio, pelo mesmo período, desde que se comprove que moras no exterior e que tenha a documentação de como o carro deu saída do país de origem com esse motivo (passeio).
    Caso contrário, se fores pego rodando com o veículo após os 3 meses, a polícia apreende o veículo, e para tu reaveres o mesmo, vaís precisar de ao menos uma das duas coisas: Ter um fator “C” (Conhecer alguém lá dentro do Detran ou do orgão competente que mantém seu veículo retido), ou interpor recurso para retirar o carro e contar com a sorte.

  62. bom ja que tem tantos que insitem em perguntar se tem como enviar um carro USADO para o brasil, descobri uma forma de traze-lo como bagagem:
    1. desmonte seu carro todo;
    2. compre uma motoserra e corte em pedacos de 50x50cm;
    3. compre varias malas e ponha os pedacos dentro, mas atencao, isso é muito importante. a mala tem que ser um pouco maior que os pedacos;
    4. ao chegar ao brasil, compre um lote inteiro de cola-tudo;
    5. apos tudo colado utilize um ventilador para auxiliar na secagem.
    Pronto solucionado o problema vamos a minha duvida:
    por quanto tempo posso andar no brasil com o carro com a placa de outro pais?
    onde consigo a autorizacao para entrar no pais e ficar como ocarro esse periodo?
    apos vencer esse periodo o que preciso fazer para voltar de novo ao brasil com o mesmo?

  63. Ricardo, li sobre a lei no Brasil em que estando a mais de um ano no exterior voce tem o direito de enviar ao Brasil seus bens de casa. Nao me lembro de ter visto o caso do carro e estou retornando ao Brasil depois de 8 anos na Inglaterra e preciso enviar meu carro. como vc conseguiu entrar em 2009 com dois veiculos dos EUA esta familiarizado com o procedimento e gostaria que me passasse estas informacoes, sendo assim desde ja agradeco a gentileza

  64. Prezados, nao pretendo aqui acabar com as esperancas de todos os que moram fora e gostariam de trazer seus automoveis para o Brasil, visto que a carga tributaria torna os precos dos carros no nosso pais um absurdo. Pesquisando a citada sumula 61 do STF cheguei a uma outra decisao do STF um pouco mais recente (de 2005). Vejam o seguinte link:
    http://www.fiscosoft.com.br/n/d6vn/09112005-importacao-de-veiculo-usado-para-uso-proprio-nao-se-enquadra-em-bagagem-diz-stj-diario-de-noticias

  65. Pessoal, sou advogado e estou morando nos EUA. Tenho estudado bastante sobre voltar com meu carro pro Brasil. A verdade e a seguinte: quem se aventurar a levar pode ter a sorte ou azar. No brasil as leis são dúbias. No site da receita federal, as informações são incompletas. Agora dêem um Google na sumula 61 do STF. Fala que pode quem mora fora há mais de um ano e tem seu veiculo há mais de 6 meses. Agora já conversei na receita e falaram que não pode. Teria que brigar na justiça se eles não quiserem registram. Agora, gostaria que alguem que já passou por isso relatasse um caso concreto. Abraço.

  66. bom dia! tenho uma BMW M5 ano 1992, e gostaria de enviar ela para o brasil, o carro esta em meu nome aqui na frança, como eu devo proceder para q eu possa fazer isso? obrigado

  67. quanta gente burra

    É por causa da ignorância das pessoas é que sofremos tantas restrições pelo nosso próprio governo. Enquanto não conseguirem ler um artigo e entender o conteúdo continuaremos todos a sermos podados de nossos direitos nesse país.

  68. 27-de fevereiro de20011 mim chamo mrilene e tenho a nacionalidade espanhola vivo aqui 9 anos e gotaria de passa uns tempo no brasil e leva o meu carro!mande resposta por favou!

  69. Compreendo que nao é possivel importar carros usados. Tenho residencia for do Brasil por mais de 3 anos e sei que posso levar varios produtos eletronicos com mínimo de impostos como parte da minha ‘mobilha’ por estar retornando ao Brasil.

    Alguma chance de tambem levar carro?

    Obrigado

  70. tambem estou indo de mudanca p/ o Brasil, vamos alugar um contentor de 40″ pes mas gostariamos de levar nosso X5 BMW ele ja esta quitado, 2004 e custa $18.000. Voce poderia me dizer se eu posso levar e quanto mais ou menos ficaria esse processo. Obrigada

  71. Preciso trazer meu Lamborghini Countach dos EUA para o Brasil, e vou fazer isso a qualquer custo, alguem pode me explicar o passo a passo ?
    Muitissimo obrigado.

  72. Esse país é mesmo uma vergonha, não facilita nada para o cidadão e tenta explorar de todas as formas possíveis as pessoas inteligentes (ou espertas, depende da sua interpretação) que tentam achar melhores maneiras para comprar e tentam tirar lucro de tudo que conseguem.. Enfim, enquanto essa nojeira durar nesse país as coisas vão continuar complicadas, afinal capitalismo nunca combinou com país subdesenvolvido e corrupto! Aqui esta precisando mesmo é de uma revolução viu =[

  73. sou brasileiro, moro na tailandia, estou negociando um Camaro 1967 SS 396 6.5 BBlock, tem coisas para serem feitas, na lata, suspensao e interior, ele vai me sair em torno de U$5 mil para compra-lo, mas se eu fizer todas essas reformas mantendo as especificacoes originais e pecas GM novas originais importadas dos EUA pra ca, que sai bem mais barato tudo em torno de U$3 mil, ele ainda vai ser considerado original para importacao no brasil??? e quanto vc acha que ele me custaria quanto a impostos, taxas e frete no porto de rio grande? ou seja completamente legalizado para ai.

    muito grato
    carlos

  74. ola td bem? tenho um carro na europa e gostaria de manda lo p o brasil. alguem pode me dizer se e possivel ou nao? si for possivel qual o primeiro passo? obrigado

  75. Vamos lá pessoal. Quem escreveu este artigo pelo jeito não conhece nada do direito brasileiro. Via de regra não se pode importar veiculos usados com menos de 30 anos como está descrito neste artigo só que é VIA DE REGRA e como toda regra (principalmente no Brasil e como não poderia ser diferente) tem sua exceção (ou exceções no caso), esta tem as suas. Vou citar algumas. (Lembrando que todas as exceções são analisadas pelo governo brasilerio através dos orgãos responsáveis) a) veiculos procedentes de herança no exterior. b) veiculos trasidos por brasileiros que residem no exterior por mais de 1 ano. c) veiculos de funcionários de embaixadas e etc… . Então vamos esclarecer uma coisa. Aqueles que ficam dizendo que não pode e fim (sem exceções), estão ERRADOS. Alguem que já tentou trazer um carro usado com menos de 30anos (dentro das exceções é claro), não conseguiu, para dar um depoimento? Pois temos varios depoimentos (leiam acima) de pessoas (que estando nessas exceções) que conseguiram trazer seus veiculos com menos de 30anos para o nosso maravilhoso Brasil (todo mundo quer ficar neste lindo país) e estão felizes. Então acho q devemos encerrar por aqui pra não fazer ninguem ler mais besteiras e perder tempo. Quanto ao fato de compensar ou não trazer um carro de fora. Isso vai depender de varias coisas que só podem realmente serem previstas vc contratando um importador aduaneiro especializado em veiculos. Vou pra efeito de exemplo indicar este link e entrem em contato, e cada um (no seu caso) analisará a questão compensa ou não. Quanto a questão buracracia ninguem precisa se preocupar uma vez que todo jeito vc terá que contratar uma empressa que vai cuidar de tudo. A questão fica somente em quanto vai custar e quanto tempo vai levar e claro se é possivel ou não trazer o carro q vc deseja e qual empressa cuidará do seu caso. Boa sorte amigos.

  76. uns falam que pode outros dizem que não… segundo sei, não pode importar carros usados para uso comum nas ruas e novo sim mas desde que esteja dentro das normas do detran e um dos itens seria a troca da posição de dirigir ou seja trocar o painel p/ deixar o volante do lado direito, pq so pode dirigir carro com volante do lado esquerdo (carros p/ teste, exemplo revista quatro rodas) e mais vc teria de arcar com toda as regulagens do motor suspenção. sai mais caro fazer uma importação particular do que comprar um 0 km numa loja, se o site que eu vi não estiver errado o valor… exemplo carro x 100 mil reais e seu carro com importação particular e todos os gastos incluidos sai por 200 mil reais ou seja 100% a mais. e se informen mais pois isto esta escrito, ja passou no auto esporte. boas compras!!!

  77. gemteeeeeeeeee leia primeiro depois soltem suas perguntas….mãooooooooooooo se pode importar carros ou motos, maquinário,tratores etc,ou mesmo bicicletas USADAS do japão ou de qualquer pais do mundo, antes de ler aqui acesse a receita federal do brasil…..dai vc terá todas as respostas,vcs acham que se fosse possível já mão teriam milionários fazendo isso há amos,desde que existe dekassegui,por favor mé pessoal…..e tem + aimda que se importe carros,motos,tratores,bicicletas com 30 amos…..rsrsr será que seriam melhores que os produtos zero do brasil???ufa é só pensar um pouquinho só….só se mudar toda comstituição brasileira,isso sim tem mais de 30 amos kkk abçs tds,e se conformem em usufruir mo japão povo…….

  78. “CG

    Moro no Chile há 1,5 anos e estou voltando para o Brasil devido ao Terremoto.
    Agradeceria muito se me enviares as dicas (os tramites em cada lugar Chile/Brasil) para legalizar.

    Manoel”

    Amigos, estou EXATAMENTE na mesma situação do Manoel. Seria possível indicar onde procurar os procedimentos pois lendo o artigo e fazendo várias pesquisas na Internet essa questão não ficou clara.

    Obrigado!

  79. フクシマ  fukushima

    ola,bem sou morador de aichi,trabalho com carros e transportes,ja enviei ano passado 2 remessas
    de autos ao brasil 4 e 4,total8carros,mas foram so para esportes,drift,,,ficam no brasil,com lisensa maxima de 1ano,tem q sair uma vez,depois poder retornar ao Brasil,exporto ao chile,paraguay,peru,e qualquer pais,,tambem se foce pocivel,gostaria de colocar carros uzados ao brasil,mas pelo que vejo,impocivel,somentes para quem trabalha para o governo,como consulados e embaixadas…maquinarios sim,brasil abriu mercado,,,logo este ano tentarei colocar maquinas de constrosao civil..e empilhadeiras…gstaria sim de saber como o rapaz emcima registrou seu carro no brasil.abrasos

    1. walter nestor ferreira pineiro

      oi, preciso d/um conteiner,p/ transportar, NISSAN ELGRANDE, do japao x o uruguay,todo legalisado,p/ consulado do uruguai d/ tokyo, o seja mudanca,por favor,fico agradecido,walter. d/ chiba x montevideo,…….

  80. Ricardo,
    como voce levou seus carros para o Brasil sem a receita te dar problemas? O consulado brasileiro me informou que nao posso levar meus veiculos…Agradeco a informacao.

  81. oi tudo bom, ja que carros usados nao podem seren exportados. 0KM sim,o preciso para poder levar un carro 0km para o brasil?? documentaçoes en geral. moro na espanha
    obrigado

  82. Boa tarde, eu tenho um carro no exterior, e gostaria de enviá-lo para cá, mas como tenho lido artigos na internet que impossibilitam o envio, gostaria de saber se enviando pelo Paraguay, seria permitida a utilização do mesmo aqui no Brasil. Agradeço desde já a colaboração.

  83. Ola !!! tudo bem ?
    primeiramente gostaria de parabenizar esse forum porque realmente tira qualquer duvidas…. parabens.
    O meu problema è que eu moro na Italia Hà 5 anos e gostaria de levar meu carro BMW 530 ano 2007 e tenho duvidas se compensa ou nao.
    Vcs poderiam me explicar todo o procedimnto, por favor.
    Serei muito grato.
    Obrigado.

  84. Juliano maciaszek

    gente ta tudo muito confuso.uns dizem q dá,outros q nao dá,ai vem uns e dizem q pode comprar dentro do mercosul e outros q nao dá.
    alguem ai pode dizer se no meu caso,eu moro no rio grande do sul,e gostaria de comprar um carro dentro do mercosul,por exemplo uma bmw ou sei lá.eu preciso ter residencia no pais de origem?outra coisa,eu posso importar para um dos paises do mercosul e vir rodando com o carro para registrar no brasil?como funciona isso?
    ja to na busca a 2 anos e ainda nao encontrei alguem q possa me dar uma resposta definitiva.

    agradeço pela ajuda.

  85. ola amigos comprei uma pick up de leilao so que vendi o motor e a tasmiçao nesse caso e so a sucata que me entereça queria saber como eu faço para manda do brasil para portugal e qual sao as papeladas e o valor a ser pago e uma pick up corsa sem trasmiçao e motor so a sucata ..existe agulma empresa que tenha sait que vc saiba?

  86. ricardo…tudo bem? eu vivo na espanha e gostaria de levar meu carro ao brasil..estou de mudança definitiva…por favor voce pode me explicar qual o procedimento e todos os papeis que se precisa..aguardo sua resposta…muito obrigado.

  87. Ricardo…tufo bem?eu vivo na España e volto pro Brasil em outubro…como posso levar meu carro e etc… Espero q possa vc possa me ajudar….abraco

  88. carros para competicoes automobilistica sao menos burocaticos que medidas deve tomar para exportare e que medidas primeiramente se deve tomar :??? obrigado

  89. Boas, moro em portugal a 20 anos gostaria de saber se posso enviar carros ou mesmo um caminhao para o Brasil. Qual o procedimento quanto custa se da muita complicaçao meu sobrinho me pediu para enviar uma moto daqui de portugal para ele .O que fazer. Obrigado aguardo sua resposta .

  90. Caro Ricardo, vi que vc publicou um comentario em um artigo “como importar carros do japao” e vc disse que morando mais de 1 ano fora voce consegue trazer carros de uma forma menos cara. Poderia me tirar algumas duvidas por favor?
    Obrigado,

  91. oi ricardo sou portugues e estou casado com uma brasileira e ela esta aki na europa faz 10 anos a gente vai de vez para o brasil poderia eu levar nosso carro bmw m5 para o brasil qual e o prosedimento que eu devo fazer . ela tem aki residencia mesmo papeis portugueses poderia explicar como devo fazer ou nao tem geito .ou entao teria um limite para circular no brasil .ricardo aki tambem e assim pk a gente mora na belgica e toda a europa voce pode circular todo tipo de carro mas infelizmente so em portugal tem direito a circular 180 dias depois ou sai fora ou legaliza dentro de portugal infelizmente portugal e como brasil sempre atrasar a gente mas sera que tem geito pk para comprar carro no brasa e complicado obrigado pela resposta

  92. CG

    Moro no Chile há 1,5 anos e estou voltando para o Brasil devido ao Terremoto.
    Agradeceria muito se me enviares as dicas (os tramites em cada lugar Chile/Brasil) para legalizar.

    Manoel

  93. oi ricardo sou um português casado com uma cearense e estamos pensando ir para o brasil, ela já está em portugal faz 9 anos, e temos um subaru legacy de 2004 que gostariamos de levar poderia-me ajudar a dar os passos certos para legalizar o automovel, por favor ficaria muito grato.

  94. Se vc ficou morando no exterior por mais de 1 ano podera trazer seus bens inclusive carro usado. Tenho residencia nos USA e no Brasil. Em 2009 retornei com meus bens pessoais e domesticos juntamente com carro da minha esposa(GMC YUNKON 2008) e meu carro (ESCALADE 2009) e apenas paguei as taxas de transporte e legalizacao dos veiculos junto ao Detran de SC. Existe a lei que e clara em relacao a importacao de veiculos usados. Mas conforme a receita federal os casos especiais sao tratados de maneira diferente. Brasileiros que ficam mais de um ano trabalhando no exterior, funcionarios de embaixadas brasileira nos exterior e por ai vai desde que vc comprove . Duvidas escrevam para mim. Abraco a todos.

    1. oi por favor me mande um email a respeito dessa lei e de como realmente fazer pra mandar meu carro para o brasil obrigado 🙂 tambem estou nos estados unidos

    2. ola ricardo tudo bem??? de acordo a sua mensagem eu por exemplo moro na espanha faz 5 anos e trabalho aqui agora to querendo voltr pro brasil vc acha que eu poderia levar minha moto???? como parte da minha mudança??? obrigado aguardo respostas…

    3. Hi Ricardo, sou brasileiro naturalizado americano e vivo nos usa por 26 anos e agora quero ir e levar meu carro e minha moto pro brasil pra viver la por um ano. Achei interessante seu post e gostaria de me educar mais sobre isso. Como eu faria pra conseguir levar e regularizar os veiculos la no Brasil???

  95. Voce conseguiria me passar a empresa importadora que fez os tramites de la pra no caso ai onde voce mora??
    Eu nao precisaria morar no pais em que o veiculo seria enviado??
    obrigado.

  96. Pode-se mandar carros usados para o braza sim… eu mandei dois.
    Os carros podem ser enviados de navio p/ o Chile ou Argentina o preco do transporto fica em torno de $4.000 dolares (so o transporte) mais a documentacao p/ entrar na Argentina ou Chile… na epoca q mandei me custou a faixa de $3.000 dolares p/ documentacao… qnd o carro chega em um dos dois paises mencionados vc pode ir dirigindo os mesmos p/ o braza ou pode coloca-los numa transportadora e entrar no braza sem problems pq o Braza nao proibe impotacao de carros entre paises do mercosul.

    Eu comprei meu carro aqui novo, usei por dois anos… (honda crv) enviei p/ o braza, gastei um total de quase $8.000 dolares… o carro me custou aqui novo $24.000 dolares vendi o mesmo no braza por 270.000 reais quando o dolar gerava em torno de 2.50.
    o segundo carro foi um Nissan Ultima eu aindo o tenho guardado no braza e uso quando vou la. o mesmo e tratado da mesma forma que outros carros qnd se trata de impostos etc….

    1. Mauricio Andrés Soto

      Poderia me explicar melhor, como você fez em relação à documentação? Sou estrangeiro e quero trazer um carro do Chile para o Brazil.
      Obrigado

  97. so o vcs iam gastar com o valor pago pelo transporte,colocar um carro no container ? nossa qto seria ? ouvi falar q custa muito caro e tbm os impostos e toda papelada ? aqui no Br tem honda,toyota e seus afins..seria bem mais facil e barato comprar um automovel made in japan aqui mesmo !!!

  98. jose aparecido ignacio

    Tenho dupla nacionalidade e endereço na bolívia, neste caso, poderia rodar no Brasil com veículo com placas bolivianas, sendo que a legislaçao brasileira permite o transito de carros estrangeiros no Brasil. 1° item, o carro teria que estar no meu nome, 2°: apresentar identidade em duplicidade, e ou a de ser Boliviano, com comprovante de residencia lá.
    3° Qual o tempo de minha estada aqui no Brasil? segundo compreendi da Lei de Transito, o veíulo teria que ser licenciado anualmente, isto é, fazer uma viagem à Bolívia anualmente.
    Estou certo ou errado?
    Gostaria de receber resposta tambem no meu e-mail, geleiastamara@bol.com.br

  99. Li o artigo e tenho uma pergunta diferente. Moro nos EUA (sou Americano) mas quero passar seis meses de ferias no Brasil. Ha como lever meu carro pro Brasil somente pelos seis meses e retorna-lo pros EUA? Nao quero importar, quero somente por seis meses, que eh o tempo que estarei de feiras ai. Sei de casos de gente que mora no paraguai e roda com carro de placa paraguaia por muito tempo no pais. Se alguem puder me ajudar, muito obrigado.

  100. Brincadeira, Meu deus como tem …, acho que até leram o artigo mas como faltou às aulas não conseguem interpretar o texto. Esta escrito mais de uma vez “NÂO PODE IMPORTAR CARRO USADO COM MENOS DE 30 ANOS E SO PARA COLECIONADORES” . Outra coisinha quase todo mundo que mora ou morou fora tem a mania idiota de comparar o Brasil com o lugar que mora ou morou mas fala em voltar é óbvio que as estradas no Brasil salvo algumas, muito poucas por sinal são um lixo porque a grana fica nas cuecas, meias e afins mas isso é outra coisa. A Sra. Célia não conhece nada de industria e impostos, pois ainda esta em dúvida se industria automobilistica brasileira é de cunho multinacional mas onde esta a dúvida, NÃO EXISTE MARCA BRASILEIRA DE AUTOMOVEL, a Fiat é italiana, GM e Ford são americanas … a lista é enorme. A Gurgel Fechou. E eles não vendem mais caros que no pais de origem voce só esqueceu um pequeno IMENSO detalhe, o tal de IMPOSTO que é mais que 50% do valor do veículo pois o nosso governo, que provavelmente voce votou nele, adora um imposto que por sinal é o maior ou um dos maiores do mundo. ” CARRO IMPORTADO NO BRASIL SÓ 0 KM OU MAIS DE 30 ANOS”

  101. afffffff….MEU DEUS LEIAM O ARTIGO ANTES DE FICAR PERGUNTANDO ” OLA GOSTARIA DE ENVIAR MEU CARRO USADO PARA O BRASIL COMO EU FACO” o gentinha preguicosa!

  102. De que instituição você fala?

    Do lado japonês, qualquer loja exportadora de carros usados pode fazer porque isso independe do país. O informe pago ao final do artigo informa como isso pode ser feito e onde procurar uma exportadora.

    Quanto ao lado boliviano, você teria que procurar uma empresa especializada em importação de carros usados.

  103. silas de assis camargo

    ola, estou muito interessado em importar um carro do japao, gostaria de saber que tipo de instituicao eu procuro, por favor teria como me passar algum site que trabalhe com isso, este carro é um carro usado.por favor me retornem obrigado ate mais.

  104. Como aqueles brasileiros de Minokamo em Gifu,conseguiram levar um Silvia, um 180sx e um Skyline GTR?
    Saliento que o Skyline GTR teve a sua venda exclusiva para o Japão, tanto que após o lançamento do filme Velozes e furiosos, onde aparece um, cogitou-se na época que o carro usado no filme seria um carro contrabandeado.
    Então quem quiser saber mais, vai até Minokamo em Gifu.

  105. Bom está claro que não se pode levar para o Brasil carros usados se não tiver mais de 30 anos ou seja carros para colecionadores.Mas acho que poderia ter uma OUTRA SOLUÇÃO; no caso da pessoa está indo para o brasil de MUDANÇA, deve ser permitido que o individuo leve os seus pertences, não é mesmo?! pelo menos acho que se não for assim, deveria.
    A indústria brasileira de automóveis me parecer ser todas cunho multinacional.Acho um absurdo que essas empresas, vendam automóveis no Brasil ” 3° mundista” mais caro do que nos seus países de origem, (Europa,EUA,Asia).Então acho que aqui é um caso de questionar a política economica de mercado interno, o porque desse mercado ser protegido, além de ser caro não permiti que se compre de onde é mais barato.Tenho o mesmo problema.Pois estou na europa e gostaria tb levar um carro daqui, que além de ser mais barato, tem outros itens de segurança exirgidos pelos governos daqui.Aproveita para que pensem tb nas estradas brasileiras, que estão sempre caindo aos pedaços, me parece que a moçada tem que ir para as ruas exirgir seu direito, já que investem tanto dinheiro para sustentar essa indústria automobilística para andar em estradas sem o mínimo de segurança.Avante moçada.Não fiquem sentados esperando que alguma coisa se transforme, sem que ninguém se mova!!!

  106. O grande “quid” da questao é saber se o nosso carro que queremos levar para o Brasil é considerado como mercadoria, e por tanto encaixaria-se no artigo que nao permite importar carro usado, ou é considerado como “propriedade móvel”: um bem próprio que levamos conosco na mudança, como se fosse o mobiliário da casa. Sei que quando um brasileiro passa mais de 6 anos no estrangeiro, ao voltar pode trazer consigo as súas pertenças exentas de tributaçao aduaneira, e tem 6 meses para fazer isso. Com o carro poderiamos fazer o mesmo? Pode ser visto esse carro próprio como um bem em traslado e nao como uma mercadoria que se importa para comercializar com ela? Agradeceria muito que alguem me esclarecese esta dúvida.

  107. E se mandassemos pra outro País,na América do Sul,que nao produz carros,(o imposto seria bem menor),e depois,com o jeitinho brasileiro enviassemos ao Brasil,como um carro que nao veio do Japao.E ai?tem jeito? Pq no Brasil,se burla tudo.

  108. E possível sim a exportação de veículos usados com menos de 30anos, porém os mesmos seriam somente autorizados a transitarem dentro de circuitos fechados e para exposição somente.

  109. Impressionante, bem típico mesmo… “NÃO PODE LEVAR A SUA LATA VÉIA” para o Brasil, há menos que seje “MUITO ´VÉIA´ MESMO” por favor leiam o artigo todo, inclusive os links… Pode ser um SkyLine (o que é mais provável para esse tipo de pergunta) ou qualquer outro que pode parecer um carrão no Brasil, mas mesmo assim é usado e não pode! Além do mais deve ser modificado também, o que piora as coisas!!!!

  110. Não é verdade que é tudo proibido (é quase certo que não irei obter resposta a esta dúvida minha, mas vou tentar). É proibida a importação de carros usados no Brasil com menos de 30 anos, mas como tem pessoas que compram de leilões estrangeiros motores usados de 2 anos de Vipers, Ferraris, BMW… que também são proibidos de serem importados e logo após a importação destes motores são colocados a venda no mercado livre com nota de compra e após a instalação no carro nacional, estes motores usados quase novos e IMPORTADOS podem ser legalizados sem nenhum problema. Qual é a mágica usada para a LEGALIZAÇÃO de um motor usado IMPORTADO e quase novo sendo que É PROIBIDA A IMPORTAÇÃO DE MOTORES USADOS?

  111. Como todo mundo que esta aqui tenho duas perguntas a voce, moro nos Estados Unidos e gostaria de levar meu carro de mudanca tem alguma chance??? de qualquer modo ….. posso levar um carro para um Pais que tenha fronteira com o Brasil e vou poder entar ???
    A outra questao e se vou lever um carro para fazer uma corrida e trazer devolta tem jeito????

  112. vcs n lerao o artigo??

    Em primeiro lugar temos que tomar ciência de que a importação de “carros usados” não é permitida no Brasil, salvo a de “carros de colecionador” que tenham mais de 30 anos de fabricação.

  113. JOSE RIBEIRO MONTEIRO

    PREZADOS SENHORES, BOM DIA…
    TENHO UM AUTOMOVEL, E GOSTARIA DE ENVIA-LO AO BRASIL, DEVO IR EMBORA ATE JUNHO DO PROXIMO ANO, GOSTARIA DE SABER EM QUANTO FICA, MAIS OU MENOS PARA MANDA-LO, E POR ONDE DEVO COMEÇAR A RESOLVER SOBRE DOCUMENTAÇÃO.
    ATENCIOSAMENTE.
    JOSE RIBEIRO MONTEIRO

  114. eu li o aritgo, achei muito complicado
    porém a vontade de levar meu carro para
    o brasil é maior!

    qual documento eu tenho que correr
    atraz primeiro?

    e eu tenho que ir pessoalmente para conseguir
    esses documentos, ou posso mandar um procurador
    lá no brasil?

    aqui no japão por onde eu começo, receita federal?

    obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *