Procedimentos Legais para Casamento com Japonês


Como se casar no Japão com pessoas de nacionalidade japonesa

Segundo as estatísticas realizadas pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Previdência Social do Japão, um vigésimo (4,7%) dos casamentos no Japão em 2002 são entre estrangeiros e japoneses. Em cidades grandes as taxas são mais elevadas, como um em cada 10 em Tokyo ou um em cada 12 em Osaka. De maneira geral, procedimentos desse tipo de casamento são mais complicados e morosos do que se feitos no país de origem.

Abaixo vão a descrição dos procedimentos necessários.

Nacionalidade:
O cônjuge japonês mantém a nacionalidade japonesa a menos que tenha concordado de bom grado a adotar a cidadania do cônjuge, renunciado à japonesa. Se o país do marido tiver leis que concedam cidadania automaticamente à mulher, sua esposa japonesa terá cidadania dupla. Nesse caso ela terá que escolher uma das cidadanias em 2 anos.

Sobrenome:
O cônjuge japonês mantém o seu nome de família japonês. Caso a mulher japonesa queira trocar o sobrenome pelo da marido estrangeiro, ela pode pedir às autoridades no prazo de 6 meses a partir da data do casamento. Quando as crianças nascerem elas terão cidadania japonesa contanto que um de seus pais seja japonês. Além da cidadania do cônjuge estrangeiro, as crianças podem ter cidadania do país onde nasceram. Em caso elas tenham nascido em país estrangeiro e tenham cidadania dupla, você deve enviar a certidão de nascimento e reserva de cidadania para a embaixada japonesa dentro de 3 meses. Caso contrário, elas perderão a cidadania japonesa!

Registo de casamento:
Você precisará registrar seu casamento da mesma maneira que todos os casais japoneses fazem. Adicionalmente, o cônjuge estrangeiro terá que preparar um certificado que comprove que reúne as condições que o qualificam para se casar de acordo com as leis de seu país de origem.

Registo de documentos de identificação, seguro e bem-estar:
No prazo de 90 dias a partir da data de entrada no Japão, o cônjuge estrangeiro precisa dar entrada com o registo de estrangeiro (gaikokujin touroku). Pode também se registrar no seguro nacional de saúde e no plano de aposentadoria público. Ou inserir seu nome no atestado de residência do cônjuge japonês.

E por último, levando em conta herança e problemas relacionados a um eventual falecimento do cônjuge no futuro, é aconselhável que você se case legalmente e estritamente de acordo as leis de ambos os países.

É importante que você se certifique de seus direitos e deveres sobre estes procedimentos legais para tais tipos de situação.

Por Michio Matsuzaki (tel 048-758-7572, Saitama-ken) do Matsuzaki General Counsel Office.
Este artigo serve apenas como referência e pode acontecer dele não estar atualizado.
Para mais detalhes, leia “ Termos de Uso“.
Publicado com autorização prévia do autor. Traduzido pela Web Town.
Artigo original: How to get married with Japanese publicado em 21/Fev/2005.


155 comentários em “Procedimentos Legais para Casamento com Japonês”

  1. boa noite gostaria de tirar umas duvidas.
    fui casada com sansei e me divorciei e pretendo me casar movamente com descendente de japones para irmos para o japao so que tenho um filho de 8 anos que e filho meu com outro rapaz sem descendencia no caso o meu filho conseguiria morar comigo no japao mesmo nao tendo o sobrenome japones? e meus outros dois filhos sao yonsei da quarta geracao o pai deles ainda reside no japao na regiao de guifu ken eles conseguiriam morar la com a autorizacao e a ajuda do pai?

    1. Sendo menores eles conseguirão ir para lá. Quando atingirem a maioridade a situação muda. Terão que retornar. Ou por não terem descendência ou por serem yonseis. Para ambos os casos não há visto de residência.

  2. Olá gostaria de saber se a pessoa não trabalha registrado no Brasil ,nw tem como tirar o visto de turista, pois meu namorado quer me visitar no Japão,não tem como eu mandar algum documento dizendo que sou responsável por ele no Japão ?

    1. Carteira registrada ou não o turista precisa ter comprovante de renda. Se não tiver acho difícil. No caso de turista não existe o conceito de “ser responsável por ele no Japão” porque, por definição, turismo é de pequeno prazo.

  3. Ola estou com uma duvida o certificado de elegibilidade tem validade de 90 dias para dar entrada no consulado japonês ou para a entrada no Japão ?

    Porque já deu entrada e vai dar 3 meses que já dei entrada aqui no Brasil e estou com essa dúvida !!

    1. No consulado japonês. Uma vez conseguido o visto você só precisará um novo quando da renovação lá no Japão daqui a 3 ou 5 anos. Estes 90 dias contam da data da emissão do documento até ele ser aceito pelo consulado. Uma vez entregue isto não conta mais. Mesmo porque não há como você controlar e o consulado sabe disso.

    1. Não, pelo contrário, só reforca que a sua união não é confiável. Se mesmo com filha vocês não sentem confiança em casar, porque emitir visto para um casal assim, pensa o Consulado.

      Hoje há muitos tipos de relação homem/mulher estável além do casamento mas, isso nao é culpa do Consulado, a única reconhecida pela lei ainda é esta.

  4. CAIO HENRIQUE NAKASHIMA

    Olá, moro no Japão e sou Sansei, me casei com uma brasileira com visto de turista. Nos conhecíamos do Brasil e nos encontramos aqui, já demos entrada no visto, a mulher que arrumou nossos papéis disse que não teria problema ela permanecer aqui mesmo se o visto vencer, pois o processo do visto já tinha sido aberto, ela continuando aqui com o processo aberto, mesmo com o visto vencido pode dar problemas?
    A imigração pediu algumas comprovações, não temos fotos do Brasil. Temos que escrever uma carta também, mas não sei o que escrever, tem alguma dica?

    1. Visto vencido não é problema. Felizmente no Japão não há aquela burocracia non sense a que estamos acostumados no Brasil. O seu dever de entrar com pedido na Imigração foi feito de acordo com as regras. Eles entendem que você não deve ser penalizado pela incapacidade deles de fornerem o resultado antes do vencimento do visto.

      Mostrem o comprovante de que entraram com o pedido caso alguma autoridade questione.

      Quanto a pergunta sobre fotos no Brasil sinto que faltou comunicação. Você explicou a situação para eles? Que numa situação como a de vocês não há porque ter fotos?

      Sobre a carta, você deveria perguntar sobre o assunto ou o propósito da carta. É como fazer exame de redação sem que a professora tenha dito o tema. Se não foi dito cabe ao aluno perguntar.

      Por estes motivos, aconselho a ir novamente a Imigração perguntar.

  5. Ola.gostaria de saber se tenho a possibilidade de ir ao Japão trabalha mesmo a minha esposa ter falecido.pois casamos e ela era descendente japonês recebi o sobre nome dela.estávamos casados a 8 meses.mas por uma tragédia evitou o nosso sonho de irmos juntos..seria possível por eu ter ainda o sobre nome dela ou naum faz diferença…

    1. O sobrenome dela não faz diferença… A pessoa chave é o cônjuge com ascendência japonesa. Ao outro cônjuge é estendido o direito de viajar junto. Mas note que isto só faz sentido se o cônjuge com ascendência tiver o visto. Uma vez falecido, o visto não sai e, portanto, o visto do outro cônjuge também.

  6. Tudo bem , estou no Japão gostaria de dar entrada nos papéis pra de casar somente nos papéis , em quanto tempo eu recebo o documento que já estou casada? Obrigado

    1. A qual casamento você se refere? O na prefeitura ou no consulado brasileiro? O japonês detesta burocracia e por este motivo o comprovante sai no ato. A do consulado não me lembro mais (casei faz tempo) mas acredito que também seja no ato.

  7. ola tenho uma duvida sobre casamento, eu sei que casando no brasil com descendente eu teria que esperar 1 ano para dar entrada no visto, e se o caso minha namorada japonesa vem para ao brasil e nos casamos, como ela e japonesa, eu japoderia dar entrada no visto imediato apos o casamento??

    1. Sim, isto é verdade mas me parece que você confunde as coisas. “Japonesa” é aquela que tem nacionalidade japonesa. Não é quem tem sangue japonês. Logo o Japão dá tratamento preferencial a seus compatriotas. Alguém com nacionalidade estrangeira, mesmo com sangue japonês, não recebe o mesmo tratamento. Isto é válido para qualquer país.

      Os casos que você relata são, portanto, completamente diferentes e recebem tratamento igualmente diferente do consulado.

      1. Por favor tenho uma dúvida…
        Meu noivo e jaoones, tem visto permanente no Brasil e estamos juntos há 3 anos.
        em janeiro ele terá que voltar ao Japão e pretendemos nos casar lá.. entretanto tenho dúvida de como proceder, se devo tirar visto de turista e fazer oprocedimento lá, ou se tenho outra opção caso meu visto seja negado e eu não consiga viajar… Seria possível irmos ao consulado aqui e solicitar algum visto diferente diante provas que estamos juntos e pretendemos nos casar lá?

        1. Você está complicando as coisas. Existem 2 casamentos a serem realizados – a do Brasil e a do Japão. O menos descomplicado seria você casar aqui no civil e homologar seu casamento no Japão quando for prá lá. E o seu noivo deve consultar o consulado a respeito. Deve ser seu noivo (e não você) porque a posição do consulado com seus compatriotas é diferente; não há aquele olhar de desconfiança.

  8. Boa tarde, meu namorado está no Japão e está trabalhando. Queremos nos casar e morarmos juntos lá. É possível eu ir como turista (já me informei sobre a renda, e consigo tirá-lo), nos casarmos lá e eu conseguir mudar meu visto para morar lá com ele?

    1. Se você não tem problema da renda então não há problemas. Vocês se casariam na prefeitura local e no consulado brasileiro mais próximo. Após isto vocês iriam à Imigração para mudar seu visto.

  9. Olá,
    Namoro uma cidadã japonesa há 1 ano e moramos na Austrália, ambos com visto de estudante. Devido a questões familiares minha namorada pretende voltar ao Japão, e como queremos ficar juntos pretendemos nos casar aqui na Austrália, o que é possível mesmo não sendo cidadãos australianos.
    Minha dúvida é: uma vez casados eu ja posso solicitar um visto de residência e me mudar para o Japão? Ou eu posso ir ao Japão como turista depois de casado e dar entrada ao visto de permanência depois que estiver lá? Muito obrigado!

    1. Entendo que em qualquer caso você vai casar na Austrália antes de se mudar para o Japão. Aconselho a solicitar visto de residência (spouse visa?) anter de vir para cá. Pelo menos assim você sabe de antemão o que vai acontecer. Elimina a possibilidade de vir como turista e ter seu visto negado.

      Note também que para visto de turista costumam pedir comprovação de renda e ter seu visto condicionado a ela. Já o spouse visa é mais garantido.

  10. Boa tarde, me casei com uma descendente japonesa aqui no brasil, queremos ir pro japao a trabalho, mas podemos dar entrada nos vistos? Mesmo com pouco tempo de casados?

    1. Ser descendente nao é a única condição. É preciso que vocês tenham um carta de oferta de emprego.

      Há várias empresas no Brasil que contratam antes de se ir para lá e eles irão te fornecer a carta.

      As mesmas empresas estarão capacitadas a aconselhar como agir no seu caso.

    1. Brasileiro puro? Isso implica que os nisseis não são puros. Não estamos interessados em gente assim que pensa assim como você em nosso site.

      Além do que o brasileiro puro seria, hoje, o índio lá no meio do mato. O brasileiro tipico é mameluco, negro, mestiço ou descendente de europeus. Até que estas raças se mesclem a ponto de formar uma única que possa ser chamada de “pura” vai levar milênios.

  11. Sou brasileiro sem sangue japonês, fui casado com uma descendente,viemos pro japao e nos separamos.
    Me casei com uma japonesa por contrato e nw vivo com ela.
    Consegui visto permanente mas gostaria de saber se há possibilidade de perder meu visto caso for descoberto?

    1. Sim. Seria preso por aquilo que se chama no Brasil de crime de falsidade ideológica. Em outras palavras, que você mentiu às autoridades para conseguir visto. Casamento com o exclusivo objetivo de obter visto é considerado crime.

  12. Boua Noite Gostaria de Saber . Eu Estou no Japão e Minha noiva está no Brasil soque ela N tem indecendencia japonesa teria Como Ela Vir como Turista E Nos Casar no Japão ? Obg Aguardo Respostas !

  13. Olá! eu estou namorando uma japonesa e pretendo me casar com ela, mas eu estou com visto de turista de 90 dias e já está quase na metade do prazo, gostaria de saber se, se eu me casar, eu já consigo dar entrada no visto de conjugue para permanecer aqui no japão com ela. Obrigado!

  14. Olá, minha namorada é descendente e nós estávamos querendo mudar pro Japão.
    Ela já morou lá anteriormente e alguns amigos dela de lá disseram que o jeito mais fácil seria ela ir morar lá a trabalho e eu ir como turista, casarmos lá e tentar mudar o meu visto lá. Isso está certo mesmo?

    Desde já agradeço.

    1. Em teoria sim. Você casaria lá antes do visto vencer e daria entrada na Imigração para mudar o visto. O problema é que o visto de turista pode ser difícil de sair (comprovante de que o aplicante tem alta renda, etc). Outras alternativas:
      -casar antes que ela vá (mas parece que o visto imediatamente após o casamento não sai);
      -casar por procuração.

      Há várias alternativas e cada uma tem seus méritos e deméritos. Os requisitos para o visto pelo Consulado variam ao decorredor do tempo também.
      Cabe a você investigar cada uma destas soluções.

  15. Meu filho se casou com uma descente de japonês, quando estava mexendo com os papéis pra irem embora pro Japão eles se separaram, e depois voltarão novamente, mas divorciados, tem como dar entrada no visto novamente?

    1. Não. Um divórcio significa que os 2 querem morar separadamente um do outro. Não há porque a Imigração japonesa permitir o ingresso de seu filho, não importa a conversa. A única solução é casar novamente.

  16. sou descendente, com visto de permanencia, meu marido, agiu de ma fe, esperou eu dar a entrada no visto e pediu o divorcio, temos visto ate fevereiro de 2017, caso nos divorciemos aqui, ele tem o direito de permanecer ate o visto ? caso um de nos volte ao brasil primeiro, podemos nos separar estando o outro aqui ?
    ele esta em condicional, podendo ter que cumprir o restantte da pena, acredito que a justica aja depois do feriado, se ele ficar preso, eu posso me separar, a digamos a revelia ?

    1. Se vocês se divorciarem, o visto dele não será renovado em 2017. Até lá fica no Japão. Se ele for considerado culpado pela Justiça, deverá ser deportado e muito provavelmente não poderá mais entrar no Japão o resto da vida.

      É possivel fazer divórcio consensual no Japão (veja aqui) mas parece não ser seu caso.

      Aconselho você consultar o consulado de sua jurisdição a respeito ANTES de você voltar ao Brasil porque você poderá de papéis daqui para entrar com o processo de divórcio lá.

  17. Oi eu me separei da minha ex há 2 anos atrás e eu estava no Japão com ela quando nos separamos, ela voltou para o Brasil eu fiquei no Japão aí conheci minha namorada que é japonesa apartir de quanto tempo divorciado posso me casar novamente? Obrigado

  18. Boa tarde, namorei uma cidadã japonesa por 2 anos no brasil, ela voltou para o japão mês passado. Queremos nos casar, minha pergunta é, eu indo como turista e casando la, tenho que ficar durante todo o processo de pedido de residencia la no japão? Ou posso da entrada no pedido de residencia la e aguardar o resultado no Brasil. Porque para deixar o emprego no brasil gostaria que fosse certo a residencia, se puder esperar no brasil eu vou nas ferias casar e aguardo o resultado positivo da residencia para deixar o emprego aqui e morar lá.
    Agradeço pela atenção

    1. Eu não posso afirmar 100% mas acredito que você terá que permanecer lá até que o visto saia. Eles não dão visto de permanência por que é conveniente ao portador mas porque o aplicante tem vontade e está se comprometendo em se estabelecer no país. Sair do pais antes do visto dá uma indicação ao contrário. Certo ou errado, é como a Imigração lá pensa.

      Após o visto sair você pode fazer o que bem entender mesmo porque eles não irão ficar vigiando a sua vida.

  19. Olá, moro no br e meu namorado é de nacionalidade japonesa, namoramos a 3 anos e pretendemos nos casar ano que vem aqui no brasil e eu irei morar no Japão com ele. minhas duvidas são :
    – nos casando aqui o casamento terá validade lá no Jp?
    -ele precisa estar presente para eu conseguir o visto de conjugue de japones?
    -se eu for para o Japão com visto de turista seria possivel casar lá tbm e conseguir mudar o visto para o de permanencia?
    obrigada desde já

    1. Seu casamento aqui vale em todo mundo, incluindo Japão.

      Sim, seu marido precisa estar presente para conseguir visto de cônjuge. Isto é feito para evitar visto baseado em casamento falso.

      Não sei te dizer se você poderia casa como turista lá. Mas se ele está aqui, aconselharia a casar aqui e irem prá lá casados, tirando um visto de cônjuge aqui no Brasil.

      Se isto der algum problema você teria mais recursos para resolvê-lo estando aqui, seu país, do que lá.

  20. Ola! Eu e meu marido moramos no Japão temos uma filha mas somos casados no brasil com outras pessoas . Seria possível casarmos apenas na prefeitura do japao ou temos que divorciar no brasil das outras pessoas primeiro

    1. Voces teriam que se divorciar primeiro no Brasil. Note que casar sem divorciar primeiro pode constituir crime. Evite isto de qualquer maneira para não problemas futuros para você e sua filha. Note que seu companheiro não pode ser chamado de marido até que ele seja casado com você.

  21. Ola vou pro japao mes que vem pra me casa com meu namorado japones e estamos com muutas duvidas sobre os procedimentos, a prefeitura japonesa solicitou alguns documentos , uns dele e a declaracao consular de estado civil, essa declaracao pode ser de um cartorio brasileiro ou em um consulado?
    Esse consulado e no japao?

    1. Este é um documento emitido pelo Consulado brasileiro da jurisdição do seu namorado no Japão. Você não pode, portanto, levar um do Brasil, mesmo que ele seja disponível la. O motivo é simples: primeiro, vem em japonês e, segundo, vem de uma instituição crível aos japoneses, o consulado. Um documento emitido por cartório brasileiro não significa nada a eles.

      O consulado, por sua vez, sabe que documento é este e está preparado a atende-la. Mas note que eles costumam requerer 2 pessoas que testemunhem que você é realmente solteira. Podem ser de qualquer nacionalidade.

  22. Oi, eu me casei no Japão com uma brasileira, fiquei preso por 3 anos, fui deportado para o Brasil, e agora como faço para me separar?
    Ela ainda vive no Japão e eu quero a separação e ela tambem, mas não sabemos como proceder, registramos o casamento no consulado geral do Brasil no Japão.

    1. O pessoal mais indicado para dizer o que fazer é o consulado (do Japão no seu caso; do Brasil no caso dela) para saber como agir. Eu particularmente não faço idéia.

  23. Ola , eu vou me casar com japones no japao, e tenho duvidas em questao da documentacao do procedimento, eu queria saber se o passaporte ou a certidao de nascimento ou outro documrnto pode substituir o atestado civil, estou sem testemunhas com tempo para irem comigo tirar o meu atestado civil, existe algum documento que substitua ? Obrigada bjs!

    1. Não há documento que substitua o atestado civil. O que a maioria do povo faz como no seu caso é pagar para alguém testemunhar. Note que há certo risco nisso. Se ela testemunha dizendo que alguém é solteiro quando na verdade é casado e é descoberto, isso pode trazer problemas para elas pois mentiram perante o governo, o que é passível de punição. Tenha cuidado então. Mas nunca ouvi falar de casos que foram descobertos.

  24. Olá, tudo bem? Tenho uma namorada japonesa e estamos pensando em morar no japao, atualmente sou estudante e moro no EUA mais estou interessado em morar no japao. Eu noivando com ela eu poderia ter algum visto de permanencia no pais? Ou eu teria que se casar com ela?
    indo com visto de turista eu poderia se casar com ela no japao? Obrigado..

  25. Me Casei apenas na prefeitura japao mas nao registrei no consulado tive a informacao de que para me divorciar e meu casamento valer no Brasil Teria que me casar no consulado tambem ,Gostaria de saber se tem outra forma de me divorciar anular meu casamento,atualmente nao sei o paradeiro do meu ex marido como faco pra conseguir me divorciar. Aguardo respostas obrigado

  26. Olá, gostaria de tirar umas dúvidas. Moro com uma japonesa na Nova Zelândia. Ela não quer mais morar aqui e pretende voltar pro Japão. A gente tem planos de casar, mas eu e nem ela entendemos como conseguir esses documentos pro casamento. O que vc me aconselharia fazer? Se eu conseguir entrar no país como turista, eu conseguiria providenciar os documentos pro casamento estando lá? Ou teria que ter os táis documentos antes?

    1. Você precisa estar com os documentos em ordem no Japão – condição sine qua non. Não sei te dizer se visto de turista se enquadra nisto. O melhor seria a tua namorada ligar para o consulado japonês daí para perguntar.

      Para casar, a prefeitura no Japão exigirá um comprovante de que você é solteiro em seu país de origem. Voce se dirige então ao consulado brasileiro para a emissão deste documento.

      Parece complicado mais não é. É só um procedimento burocrátioo do lado do consulado e eles não vão fazer pesquisa nenhuma no Brasil. Voce só precisará de gente no Japão que possa atestar isso.

  27. OI sou Brasileira e tenho 18 anos,meu namorado é Japonês namoramos a 2 anos e ele quer se casar,mas tenho medo de chegar lá e meu visto ser negado,ele fez uma declaração lá no japão reconhecida em cartorio e me mandou pra eu levar na embaixada do Japão aqui em Brasilia,pra eu conseguir um visto permanente,eles me deram o visto,mas tenho medo de chegar e eles acharem que estou indo só pra me casar,oque eu faço me caso pro procuração antes? Ou vou com Deus e a coragem? Obrigada

  28. bom dia….gostaria de ter um esclarecimento sobre nihon kokuseki ou dupla nacionalidade.Sou nisei,moro no japao 29 anos tenho visto permanente e 2 anos atras casei-me com japones com todos os procedimento correto…casamento na prefeitura e ja estou no koseki tohon do meu esposo e tbem casei no consulado basaileiro de tokio e no cartorio de registro civil bo brasil,seria dificil o procedimento dos documentos….agradeco antecipadamente.

  29. OLA! SOU BRASILEIRA SEM DESCENDENCIA JAPONESA,MEU NAMORADO É JAPONES E VEIO ME BUSCAR PARA CONHECER SEUS PAIS NO JP E DEPOIS NOS CASAR, QUAIS DOCUMENTOS EU TENHO QUE LEVAR PARA ME CASAR NA PREFEITURA DE LÁ? DESDE JÁ MUITO OBRIGADA!

    1. Voce precisaria de um visto valido e uma certidao de que voce e solteira (para evitar que alguem casado no Brasil se case novamente). Nao adianta levar do Brasil. Esta certidao e menos complicada do que parece e na pratica nao passa de um tramite burocratico no consulado brasileiro. Peca a seu namorado ir a prefeitura e confirmar que documentos sao necessarios.

      Voce nao teria que levar documentos para proposito de casamento porque documentos brasileiros sao validos so no Brasil; teriam que ser documentos validos la (como os citados acima). Basicamente se voce conseguir entrar legalmente no pais voce nao precisara de documentos especificos para casar com a excecao da certificado de solteira.

  30. Sou brasileira casada com japonês, tenho uma filha que tem nacionalidade japonesa. Gostaria de saber se houver a separação entre eu e meu esposo se posso conseguir visto através da nacionalidade da minha filha? Tendo em vista que ela gostaria de estudar no japão e o pai não está querendo voltar ao japão!

    1. É uma boa pergunta. Não sei te responder. Meu palpite é que eles não permitirão já que não há comprovação de como você sustentará a sua filha e a você mesma lá. E como há muito gringo mal intencionado usando esta estratégia para entrar no Japao, as autoridades estão vacinadas contra isso.

      Por exemplo, casar com alguém de nacionalidade japonesa não é suficiente para evitar a deportação de imigrantes ilegais. Essa estratégia funciona em outros países – mas não no Japão. Isto porque eles sabem que se permitirem isso haverá muito malandro usando isto.

      Acredito que eles tenham um raciocínio semelhante em seu caso. Mas, como disse, é só palpite. O certo seria consultar o consulado mais próximo. Eles tem a palavra final.

  31. Bom sou casado com uma sansei desde 2008, tem uns dois anos que nao temos contato, gostaria de ir pro japao, como faço pra conseguir o visto para morar e trabalhar? me ajudem. Desde já eu agradeço vocês !

    1. O visto é entregue àquele com ascendência nipônica. O visto do cônjuge sai por tabela. Ela teria que ir contigo; um visto para você sem ela não vai ser permitido.

  32. Moro no Japão a mais de 20 anos, pretendo me casar com uma mulher Filipina, eu tenho visto permanente e ela tem o visto de estagiária de 3 anos agora só tem 1 ano de visto e possível casar aqui no Japão e ela permanecer aqui no Japão?

    1. Provavelmente a sua mulher terá permissão para permanecer no Japão. Não posso dizer mais do que isso porque não tenho experiência com estes casos. Dirija-se à prefeitura; se houver intérpretes em português, procure-os e faça a pergunta.

  33. Olá…. Sou brasileira. e meu esposo é descendente (nissei). Ele mora no japão a 26 anos, tem visto permanente. Nos casamos por Procuração. mas ele veio ao Brasil depois e no próximo ano temos planos pra eu ir. Será possivel existir algum problema com relação ao meu visto? existe algum impedimento pelo fato do casamento ter sido feito por procuração:?::

    Grata

    1. Consulte o consulado. Casamento por procuração em si nao é motivo para barrarem. Há muita gente casando assim.

      A questão é se o seu casamento parece, aos olhos deles, com casamento por contrato.

  34. Sou nissei, resido no Japao, casei com cidadao japones na prefeitura e no consulado, gostaria de saber se seria possivel divorciar-me residindo no Brasil?
    Como proceder neste caso? preciso entrar em contato com a prefeitura daqui?
    Depois de divorciar-me quanto tempo devo esperar para casar-me novamente?

    1. O seu casamento é válido nos 2 países, motivo pelo qual você se casou na prefeitura e consulado. Consequentemente, você teria te dar entrada de divórcio em ambos também. Aconselho a dar entrada na prefeitura enquanto estiver no Japão; o processo é rapido. Acredito (não tenho certeza) de que você deverá dar entrada no consulado brasileiro com o comprovante de divórcio da prefeitura. Ligue ou cheque no site deles.

      Seria possível se divorciar no Brasil, mas isso iria complicar o problema porque você teria que ir ao consulado japonês, além de ser mais burocrático, demorado e mais caro que no Japão.

  35. Bom, primeiramente obrigado. Gostaria de saber o seguinte…
    Minha namorada está morando no Japão tem 2 anos, gostariamos de casar, mas antes eu estava pra tirar um visto de turismo pra ir visita-la, nada de casar lá no desespero e tal, porém temos medo de após eu conseguir o visto de turismo ou ele ser negado, quando ela eventualmente for visitar o Brasil para casarmos meu pedido de visto permanente ou até mesmo temporário após isso ser negado por conta deles pensarem que emiti o primeiro visto apenas pra arrumar casamento para morar lá…

    E também gostaria de saber se me casando por procuração, quais as possibilidades de conseguir um visto permanente futuramente?

    Desde já agradeço.

  36. Ola!
    Sou brasileira mas estou morando no Canada temporariamente para estudar.
    Estou vivendo com meu namorado japones, ele quer se casar aqui e me levar ao Japao.

    Minha pergunta e…seria recomendavel eu ir apenas como turista e me casar qd chegar la? Estou so com receio pq nao tenho dinheiro suficiente (uma agencia no brasil me disse que tenho que ter 20 mil reais na conta!). Ele so vai comecar a trabalhar qd chegar no Japao, e tb estou com receio caso coloque o pai dele como responsavel.
    Ou seria melhor se casar aqui, validar o casamento em nossos paises e solicitar o visto de conjuge?

    Obrigada!

    1. Marcela, definitivamente o melhor é você casar aí no Canadá mesmo. Das alternativas que você tem esta é a que tem menos riscos e custos.

      Nem todos os consulados são criados iguais e é muito provável que o consulado daí não saiba nem aplique as mesmas restrições do que um consulado no Brasil.

      Quanto as agências, ignore esse pessoal. O conhecimento deles se restringe ao dia a dia e não são capazes de lidar com problemas diferentes como o seu.

      Este papo de 20 mil reais é para quando ambas as partes não tem nacionalidade japonesa e, portanto, não se aplica ao seu caso.

      A principio, o cônjuge de um cidadão japonês tem o direito de entrar e morar no Japão (a menos que desconfiem que seja um casamento arranjado onde um estrangeiro casa para poder morar no país). Não vejo uma razão, portanto, para ter seu visto negado.

      A melhor coisa é o seu namorado (e não você) consultar o consulado japonês daí dizendo que pretende se casar com um brasileira e se haveria problema dela em entrar no país e pedir informações de como proceder para ter tudo legalizado.

      Os japoneses são muito mais práticos do que nós e tenho certeza que seu namorado terá uma resposta clara e sem dúvidas.

  37. Ola, muitas das perguntas que voce respondeu me ajudaram muito.
    Agora gostaria de saber mais algumas coisas: Moro no brasil, e nao sou descendente estou noivo de uma japonesa que mora em Okinawa, pretendiamos nos casar no japao agora em julho mais meu visto foi negado por nao ter renda suficiente para declarar imposto de renda no brasil, voce sabe se é possivel obter o casamento por procuraçao no japao? ou se ela vier ao brasil e casarmos aqui, eu consigo o visto de conjugue? Obrigado.

    1. O consulado japonês é o mais qualificado a responder às suas perguntas. Não sei se é permitido casar por procuração no Japão mas se ela ir ao Brasil e casar, sim, você obterá o seu visto de conjugê. Mas não espante se o consulado requerer um número mínimo de meses após o casamento para emiti-lo.

  38. Ola entrei com o visto de turista e ele vence em agosto dia 31 e meu marido vai pegar o holerite em julho dia 21 eles demoram pra dar resposta na imigração

    1. Pergunte à Imigração porque não estou a par.

      Acredito que o que vale é a data com que você fez o pedido.
      Se estiver dentro do seu prazo de validade provavelmente não haverá problema.
      Mas isso é palpite; cheque com eles.

  39. ola obrigada pela resposta anterior mais consegui vir pro japão com meu sogro pagando tudo , estou aqui e a minha duvida agora é …. casei com meu marido aqui ele é sansei tem uma semana que nos casamos agora tenho que ir na imigração mudar o visto sera que eles me darão o de 3 anos pois tenho bastante fotos que provam a nossa união de 6 anos e tem a nossa filha tambem mais ela fikou no brasil com a minha mae mais eles dão uns papeis para assinar e tem a carta de garantia eu posso colocar meu sogro ou tem que ser meu marido pois uma pessoa nos disse que tem que ser meu marido pois agora casei com ele e ele é meu responsavel aqui ,só que meu esposo ainda não começou a trabalha ele vai começar amanhã e pra ser o fiador tem que mostrar o holerite e ele ainda não tem sera que vou ter que esperar um mes até ele pegar holerite se puder me ajudar agradeço

    1. Não sei com que visto você entrou no país mas qualquer que seja o visto, nenhum deles tem um validade menor que 1 mês. O de turista, por exemplo, é de 3 meses. O que é mais do que suficiente para o seu marido ter um hollerith em mãos.

  40. ME AJUDEM gente moro junto com meu marido a 4 anos mais não somos casados no papel ele é sansei temos uma filha de 4 anos o pai dele esta la no japão a uns 8 anos queremos ir pra la mais a moça da agencia disse que tenho que te dinheiro na conta mais não tenho mais disse pra ela que meu sogro que ia arcar com tudo mais mesmo assim ela disse que tenho que ter dinheiro na conta mais eu nãao tenho e se eu casar com ele quanto tempo de casados para poder tirar o visto tenho como provar que estamos juntos a 6 anos mais em fotos e minha filha gente o que fazer agente ja estamos querendo ir agora me ajudem é melhor casar aqui ? e quanto tempo de casados …

    1. Obviamente a solução é você casar. Casamento é a maneira reconhecida pela sociedade de que você e seu marido formam REALMENTE uma família ao invés de 2 pessoas que acontecem de estarem juntas.

      E não adianta dizer que o sogro paga porque se isso for admitido abre leque a muito enganador. Se o seu sogro realmente vai pagar, peça então pra ele depositar o dinheiro na sua conta.

      Não sei te responder a outras perguntas. Pergunte à agência ou, melhor ainda, ao consulado japonês mais próximo.

      Boa sorte!

  41. sandra regina ferreira tamura

    Boa tarde!
    sou brasileira sem descendencia nenhuma de japonesa.
    sou casada com nissei á quase dez anos.
    Temos cinco filhos de menores.
    estive no japão em 2006 vim para ter a minha filha quarta filha.
    Em 2008 o meu esposo desapareceu da minha casa , deixando eu gravida da minha quinta filha.
    Hoje minha filha caçula esta com quatro anos e tres meses.
    Ele não deixou bens nenhum, além das dividas.
    Hoje ,eu estava pensando em ir para o japão trabalhar para dar o futuro para os meus filhos.
    Então eu gostaria de saber se eu posso tirar o visto para ir para o japão pois ainda eu sou casada perante o juiz aqui no brasil.
    Por gentileza vocês poderiam me responder o mais rapido possivel.
    Muito obrigada
    sandra Tamura

    1. Acredito que o consulado só emitirá o visto se você for junto com seu marido ou se ele estiver no Japão.

      Não sou expert no assunto; consulte o consulado para ter uma resposta definitiva.

      Boa Sorte!

  42. Walter Bento De Arantes Junior

    Olá ! Sou Brasileiro nao descendentes de japoneses, e namoro com Uma Japonesa Da cidade De Yamagushi! Eu me casando com ela eu consigo visto permanente?
    Outra duvida tenho 40 anos sera que arrumo emprego por la?
    Obrigado e aguardo resposta!

    1. Joana Hatsue Takano

      Olá!Walter
      O visto permanente vc só conseguirá depois de estar residindo três anos no Japão, levar um monte de documentos, comprovar que vc realmente é casado com a japonesa e que reside na mesma residância.
      Inclusive a imigração vai na residencia averiguar.
      Faz um montão de perguntas.
      Trabalho vc consegue, mas …… é melhor estudar um pouco de nihongo.
      As palavras básicas, faça KUMON assim vc aprenderá mais rápido.
      Boa Sorte!, que DEUS te proteja.

      1. Obrigado Joana voçe me deixou bastante animado!Por que eu vi um comentario em outro blog sobre este assunto que te relatei, bem negativo!
        E que ate me desanimou nos meus sonhos!
        Mas voçes são mais entendidods do Obrigado Novante e Fique com Deus!
        Abraços!

  43. SOU BRASILEIRO E DIVORCIADO PELA SEGUNDA VEZ.PERGUNTO SE PODERIA
    ME CASAR COM UMA FILIPINA LA NAS FILIPINAS.AS LEIS DE LA PERMITEM ISSO.E SE ELA VIESSE MORAR AQUI NO BRASIL E TIVESSEMOS FILHOS ELES
    PODERIAM TER MEU SOBRENOME?

    1. Não faço a mínima idéia de que como são as leis filipinas e o que falo aqui é meu palpite.

      Nas maioria dos países o sobrenome do pai é passado para as crianças e elas podem obter a nacionalidade de ambos os pais.

      Se nascerem no Brasil, serão brasileiros. Se nascerem fora, caberá você ir e registrá-los no consulado brasileiro mais próximo de onde mora.

      De mais, consulte o consulado filipino ou, se você mora lá, um advogado ou alguem que tenha autoridade para falar sobre o assunto.

  44. Ola. Meu noivo morou no Japao e agora ele esta morando na Australia. Ele e Sansei. Eu moro no Japao ( Sou sansei). Gostaria de saber se e possivel esta casando aqui no Japao atravez por procuracao de casamento. Aguardo a resposta Obrigada

  45. sou brasileiro 100% moro no japao a 14 anos ,sou diforciado e atualmente moro com uma Philipina, a mesma tem interesse em se casar, atualmente ela e casada no papel com japones q nao da a separacao. pergunto se for com elas para o Brasil nos conseguimos nos casar e ele consegue visto permanente no Brasil…

    1. Ela necessariamente tem que se divorciar primeiro.

      Casar no Brasil sem antes se divorciar em outro país primeiro permitiria casar com pessoas diferentes em cada país. O que a lei não permite.

      Talvez seja possível ela declarar no Brasil declarar que e solteira e casar. Mas isso seria crime de falsidade ideológica e ela poderia ser deportada se descoberto.

      Talvez o melhor seja consultar um advogado japonês para saber como ela pode se divorciar se o marido não consente.

      As prefeituras de modo geral mantém um setor onde permitem consultas gratuitas a advogados. Ligue para se informar a respeito.

  46. Olá.Gostaria de alguém que realmente saiba do assunto,se eu vou enfrentar algum problema indo me casar no japão,com toda a documentação pedida,mas deixando de constar um acento “agúdo” no Júnior do meu nome.Explico.Desde que tirei minha RG,ao acento havia desaparecido,daí fiz cpf,e todo quanto é documento sem o tal do “acento”.Mas daí decidi tirar uma outra via da identidade,que agora é emitida por outro órgão,o Detran/Rj;daí ví que constava o acento agúdo no Júnior,sendo que no rg anterior,não tinha.Perguntei sobre algum problema,eles me disseram que estava assim na minha “certidão de nascimento”,daí este era o jeito que deveria estar.Bom,agora quero saber se terei que fazer outro passaporte,sendo que já viajei 2 vezes ao japão,e se poderei ter problemas por causa disso ao ir entregar as papeladas para o casamento “no japão”.Agradeço muito a quem puder me aconselhar.

  47. Olá! Meu namorado foi casado no Japão pela prefeitura e não registrou o casamento no Consulado Brasileiro. O mesmo está tentando a separação, mas não consegue porque alegam que o mesmo deveria ser “casar e separar no Brasil” para depois requerer o divórcio no Japão. Essa informação confere? Obrigada.

  48. Ola amigos, por favor poderiam me orientar sobre o que fazer pra que eu possa me mudar com minha esposa para o japao? somos casados ha 2 anos, e registramos o casamento no consulado em Nagoya, mas moramos na Tailandia. Eu voltei ao japao depois de casado e precisei do visto de turista, entao que tipo de visto preciso se formos nos mudar para o Japao? e qual seria o procedimento?
    Agradeco a todos pela ajuda

  49. mitiko takahashi

    Sou sansei ,ja morei no japao ha 22 anos.vim para morar no brasil mas,nao estou me adaptando ,estou namorando um rapaz de 21 anos ,brasileiro sem descendecia japonesa.eu casando com ele,que procedimento preciso pra levar ele pro japao?demora muito o tempo dos papeis sairem?qual a maneira mais rapida?desde ja muito obrigada…

  50. Olá! uma dúvida, sou nascido aqui no Brasil e filho de brasileiros.
    Porém minha avó se casou com um japones aqui no Brasil e foi morar no Japão… depois de 10 anos houve a separação de corpos, e minha avó voltou ao Brasil. Um tempo se passou e o japones (meu “avô”) faleceu… por acaso eu tenho algum direito a descendência ? sansei no caso…

    Muito obrigado! :]

  51. Tenho dupla cidadania, passaporte japones, e casie com brasileiro no Japao. Depois viemos ao Brasil, e declaramos perante ao cartorio, uniao estavel. Caso eu queira me separar, como devo proceder?

  52. Ola sou brasileira nata tenho permanente sou divorciada tenho bens que recebi depois de separar vou me casar de novo na prefeitura no japan. queria que meu novo marido nao tivesse direito ao que foi herdado, que tipo de pacto nupcial pode ser feito e como e feito isso! na prefeitura so tem regime da separação total dos bens , o ideal pra mim e o que tiver depois de casados e dos dois . aguardo uma resposta obrigada.

  53. Tenho duas filhas de outros casamentos menor de idade, gostaria de saber se eu casar com alguém que tem cidadania japonesa eu consigo ir morar no japão com ele e levar minhas filhas? uma tem 13 e outra 7

  54. Você pode casar sim, mesmo estando aí. Acredito que seria necessário uma procuração do seu namorado.

    Quanto às outras perguntas não sei te responder, já que não conheco bem o assunto.

    O melhor seria você consultar o consulado japonês aí.

  55. Tenho o namorado sansey q esta no japão,queria saber se agente pode se casar,eu estando aki e ele lá? E depois de qto tempo de casada posso ir p japão? Tbm tenho um filho do outro casamento queria saber se ele pode ir? Obrigado

  56. Lendo os depoimentos, o meu caso se enquadra na situação do Marco [linha.32. ] …
    Eu tenho a nacionalidade japonesa, e como eu não alterei o meu nome depois do casamento, os meus filhos ficaram só com o meu sobrenome no registro japonês. Quando fui registra-los no Consulado, não pudemos colocar o sobrenome do meu marido nas crianças, pois segundo a atendente, o registro civil deve ser transcrito conforme o registro japonês.E que, caso querermos acrescentar o nome do pai , deveríamos ,assim que chegarmos no Brasil , contratar um advogado e entrar com uma ação.
    Depois de ouvirmos tudo isso, acabamos não registrando as crianças nesse dia, e estamos pensando e pesquisando o que e melhor fazer . Estamos tentando encontrar um jeito de resolver esta situação …

  57. ola,gostaria de saber se é possivel me casar no japao sendo ainda casada no Brasil..o divorcio vai demorar para sair e queria tirar essa duvida…obrigada..

  58. Moro no Brasil e meu namorado mora no Japão há 18 anos, ele possui o certificado de elegibilidade e visto permanente, trabalha e reside em gunma.
    Ele quer que eu vá ficar com ele, mas há o receio quanto a demora para o meu visto sair, já que não sou descendente.
    As dúvidas são:
    1- Tirando visto de turista, posso me casar com ele no período do visto e conseguir ficar por mais tempo?
    2- Casando, eu consigo a permanência, ou tenho que voltar ao Brasil e esperar algum tempo?
    3- Pra tirar o visto de turista posso declarar apenas a renda dele no Japão ou preciso declarar em meu nome também, não trabalho.
    Peço que ajude-me com essas questões, pois não consigo esclarecer em nenhum site relacionado, inclusive no site do próprio consulado as questões são muito resumidas e deixam a desejar.
    desde ja muito obrigada

  59. Casei no japao,na prefeitura da regiao,mas nao registrei no Brasil,enfim. Queria saber se para divorciar,tenho q casar no Brasil e depois conseguir divorciar no Japao e no Brasil?? E se eu pretendo casar de novo,posso so casar no Brasil,(ja que la meu estado civil e de solteira)que automaticamente sera constado o casamento do Brasil??

  60. Fico sem saber ao certo se entendi a sua questão.

    Se vocês não eram casados no papel acho que não terá direito a nada, a menos que tenham propriedade nos nome dos dois.

  61. A sua situação é corriqueira e similar a muitos outros brasileiros aqui; não há nada de extraordinário nela. Se o seu marido conseguir o visto, você deve consigar o seu (a menos que haja algo errado no casamento de vocês). Não ouço falar de esposo(a) que teve entrada vetada aqui.

    Quanto a gravidez, fique tranquila. O que lhe disseram é um absurdo. O Japão é um pais muito mais civilizado que o Brasil, motivo pelo qual muita gente prefere ficar, mesmo sem perspectiva de emprego, do que voltar.

  62. Me casei a um ano e meu marido foi pro japão em março, agora ele esta dando inicio no meu visto pra que eu tbm possa morar com ele, mas ele é quarta geração e não tem cidadania, alem disso eu não tenho descendência japonesa. Queria saber quais minhas chances de conseguir este visto e se eu tiver filhos lá, quais serão as condições legais deles?. (me disseram que se eu engravidar lá, sou deportada)

  63. Moro no Brasil e meu namorado mora no Japão há mais de seis anos, e pretende ficar mais dois anos, ele possui o certificado de elegibilidade e visto permanente, trabalha e reside perto de nagoya.
    Ele quer que eu vá ficar com ele, mas há o receio quanto a demora para o meu visto sair, já que não sou descendente.

    As dúvidas são:
    1- Tirando visto de turista, posso me casar com ele no período do visto e conseguir ficar por mais tempo?
    2- Casando, eu consigo a permanência, ou tenho que voltar ao Brasil e esperar algum tempo?
    3- Pra tirar o visto de turista posso declarar apenas a renda dele no Japão ou preciso declarar em meu nome também, não trabalho.

    Peço que ajude-me com essas questões, pois não consigo esclarecer em nenhum site relacionado, inclusive no site do próprio consulado as questões são muito resumidas e deixam a desejar.

  64. Agora pesso ajuda ao admir!
    entao,eu queria saber quais os papeis que preciso para comprovar que sou solteira aqui no japao?
    Seria a 2 via da certidao ou inteiro teor?
    pois queria casar aqui e fazer passaporte japones,mas nao sei qual papel dvo pedi do brasil!!
    obrigada,bjo

  65. vou te responder Marco!
    minha filha nasceu no japao,o pai dela tem passaporte japones entao e como se fosse sua esposa neh,ela tem passaporte japones nao he!
    entao eu registrei ela na prefeitura so com meu sobrenome,depois fui no consolado em toquio e registrei o nome dela com meu sobrenome e o sobrenome dele,la no brasil,ai eu fiz o passaporte dela com o nome que registrei no brasil!
    depois do passaporte pronto com meu sobrenome e o sobrenome dele,levei novamente na prefeitura e ela agora esta registrada com os dois sobrenomes,no caso ficou igual la no brasil e igual aki no japao!!!
    desculpa minha falha de portugues,espero ter ajudado!
    bjo

  66. SOU CASADA NA JUSTIÇA JAPONESA ,SEM SER NO CONSOLADO BRASILEIRO,ESTOU ME SEPARANDO PARA CASAR NO BRASIL,QUERIA SABER SE EU NÃO CONSEGUIR ME SEPARARR ANTES DE IR EMBORA SE POSSO CASAR NO BRASIL,E TB QUERIA SABER TENHO 2 FILHAS REGISTRADAS NO CONSOLADO BRASILEIRO QUERIA SABER OS DIREITOS DELAS OBRIGADA

  67. Muito obrigado mesmo pela atenção.
    No tocante ao nome a questão é (supondo que meu sobrenome é XXXXX e o dela é YYYYY):
    1 – Se minha esposa não trocar o nome dela
    →No Japão, o nome da criança será Primeiro nome + YYYYYY
    →No Brasi, posso escolher e colocar Primeiro nome + YYYYYY + XXXXX

    Mas o estranho é que o nome da criança no Japão e no Brasil seriam diferentes!!

    2. Se minha esposa trocar o nome dela
    →No Japão, o nome da criança será Primeiro nome + XXXXXX
    →No Brasil, o nome da criança também será Primeiro nome + XXXXXX

    Ou seja, não há como manter o meu sobrenome e o sobrenome da minha esposa?

  68. A respeito do sobrenome do seu filho, acredito que você esteja falando sobre a situação dele no Brasil. O melhor lugar pra você se informar sobre o Brasil é no próprio Brasil e não no consulado de Nagoya. Caso você esteja falando sobre a situação no Japão, duvido muito que o consulado de Nagoya saiba algo a respeito já que isso não está dentro da jurisdição deles. É como perguntar pra diretoria do Corinthians se o Santos vai ser campeão no ano que vem. Você teria que consultar o consulado do Japão aí.

    Quanto a comunhão de bens não estou capacitado a responder. Talvez fosse interessante você consultar um advogado da área.

  69. Prezados,

    Bom dia, tudo bom?
    Sou brasileiro, moro em São Paulo, e vou viajar para o Japão para casar com minha noiva que é japonesa. A família dela é tradicional e eles querem que o casamento seja realizado no Japão. Vamos registrar nosso casamento no civil, conforme as leis japonesas, e registrar no consulado brasileiro em Nagoya.
    Mas vamos morar no Brasil. Após o casamento, retornamos para São Paulo.
    Fomos avisados pelo consulado brasileiro em Nagoya de que caso a minha noiva não acrescente o meu sobrenome ao dela, quando nosso filho(a) nascer não poderei acrescentar meu sobrenome ao nome do nosso filho(a). Isso é verdade? Ela não queria mudar o nome dela pois terá que alterar o passaporte e diversos documentos. Assim, eu queria confirmar se mesma ela não acrescentando o meu sobrenome ao dela, quando nossa criança nascer no Brasil, eu poderei acrescentar meu sobrenome e o sobrenome da minha esposa ao do nosso filho(a)?
    Adicionalmente, no Japão só existe o regime da separação total dos bens. Quando ao nosso retorno ao Brasil, podemos alterar para o da comunhão parcial? Como devemos proceder? Fazemos um pacto nupcial no cartório brasileiro?

    Muito obrigado pela atenção e ajuda,
    Marco Antônio

  70. oi
    tenho visto permamente e minha namorada tbm ela e filipina e queremos nos casar ja estou com os documentos tds pronto mais o dela falta um q se chama OCN se tira no consul filipino e e nessecario alguns documentos meu.a duvida e eles vao fica com os documentos ou vao devolver as copias autenticadas? e que sao os mesmo que vou usar p casar na prefeitura.
    desde ja obrigado

  71. Ola sou brasileiro e minha noiva é cidadã japonesa mas nascida no brasil, ela disse que não quer se casar comigo no japão, o que isso acarretaria para mim? fiquei preucupado… aguardo resposta

  72. Provavelmente não.

    Me baseio num caso famoso anos atrás onde um casal de filipinos (sem visto apropriado) foi deportado. A filha (com nacionalidade japonesa) foi dada a escolha de permanecer no pais ou ir embora com os pais.

    Mas não sou advogado ou profissional da área e minha opinião é um mero chute.
    Consulte o consulado japonês a respeito.

  73. SOU BRASILEIRO VIUVO DE UMA NISSEI, MEU FILHO ESTA NO JAPÃO A 13 ANOS MORANDO COM A VÓ, EU TENHO DIREITO DE VISTO PARA MORAR COM ELE NO JAPÃO?

  74. verdade!!!! voçê tem razão melhor ela nem se naturalizar brasileira … falaram isso pra mim sabe acabei ficando com isso na cabeça!!! hehehehe!!! mas ja tomamos algumas providençia… ja fomos no consulado ja esta quase tudo certo… mas mesmo assim obrigado pela ajuda!!!

    abraços!!!!!

  75. Anderson,

    Para que a sua mulher se case no Brasil não é necessária que ela se naturalize. Na verdade como conselho pessoal acho melhor ela manter a cidadania japonesa porque isso permitirá ao casal a vir ao Japão de maneira fácil.

    Quanto aos documentos, não estou a par…. Seria melhor você consultar o consulado brasileiro aqui no Japão de maneira que vocês cheguem lá já com os documentos prontos.

    Outra maneira é se casarem aqui no civil, registrar o casamento no consulado e, ao chegarem ao Brasil, “homologarem” o casamento lá no cartório e casarem no religioso. Meu palpite é de que sairá menos complicado fazendo isso.

  76. Olá, boa noite!!!!!!
    Gostaria de tirar algumas dúvidas.

    Moro no Brasil e meu noivo mora no Japão há dois meses, mas pretende ficar durante um bom tempo, ele possui o certificado de elegibilidade e visto de 3 anos, está morando com os pais (que residem no Japão há mais de 4 anos) e já está trabalhando.
    Ele quer que eu vá ficar com ele, mas há o receio quanto a demora para o meu visto sair, já que não sou descendente.

    As dúvidas são:
    1- Tirando visto de turista, posso me casar com ele no período do visto e conseguir ficar por mais tempo?
    2- Casando, eu consigo a permanência, ou tenho que voltar ao Brasil e esperar algum tempo?
    3- Pra tirar o visto de turista posso declarar apenas a renda dele no Japão ou preciso declarar em meu nome também, sou estudante universitária e não trabalho.

    Peço que ajude-me com essas questões, pois não consigo esclarecer em nenhum site relacionado, inclusive no site do próprio consulado as questões são muito resumidas e deixam a desejar.

    Desde já agradeço muito!!!!!!
    Abraços!!!!!!

  77. SOU BRASILEIRO E MORO NO JAPÃO AH 3 ANOS E ESTOU VOLTANDO AO BRASIL COM MINHA NOIVA kAORI QUE É JAPONESA DAI PRETENDEMOS SE CASAR E MORAR AI NO BRASIL ENTÃO AH DUVIDA É!!!!!!! ELA VAI TER QUE SE NATURALIZAR BRASILEIRA CERTO???? OQ MAIS VAI SER PRECISO???????? PRA CASARMOS?????

  78. Há um erro grave na sua lógica.

    O fato dela ter um filho japonês não faz dela uma japonesa.
    Mas a lei, pelo que sei, permite a ela morar no Japão já que ela é mãe de um cidadão japonês.
    Sobre a possbilidade de morar no Japão após o casamento eu não sei dizer.

    Consulte o consulado japonês mais próximo.

  79. olá tudo bem
    bom sou Brasileiro
    quero me casar com uma Philipina que mora no japão ha 8 anos e tem um filho com um japones
    ela já e cidadã japonesa pelo fato de ter um filho japones
    existe a possibilidade de morar com ela ai no japão
    quais seria o procedimento para casar- me com ela
    desd ja fico muito grato pelas resposta

  80. Vamos por partes…….
    Milla———————————–
    Obrigacoes morais à parte, não espere o governo japonês agir para resolver o caso. Ele só age dentro de sua área de soberania (o Japão) e não tem poderes sobre o Brasil, que não vai aceitar o que o Japão (ou outro país) dite aos seus cidadãos em sua terra o que fazer. E vice-versa.

    ken——————————-
    Se não me engano o processo é o inverso. Você casa na prefeitura japonesa e leva o documento de comprovação de casamento no consulado para ser casado perante a lei brasileira.

    daimiloud————————————
    Não entendi direito a questão, mas a princípio não ha problemas de casar no Japão. Porque haveria de ter?

    marli—————————————
    Se é casado no Brasil ele não pode se casar no Japão sem que haja alguma forma de separação legal (morte, divórcio) antes. Pode ocorrer de ele ter mentido e se casar no Japão mas nesse caso o casamento é anulado quando forem apresentados provas.

    sonia—————————————
    Não sei te dizer. Acredito que sim. A lei japonesa é rigorosa mas não tem o non-sense típico dos legisladores brasileiros.

  81. ola gostaria de saber meu marido mora no japao e tem cartao cidadania mas eu tenho um filho do primeiro casamento que nao tem o sobrenome dele posso morar com ele no japao mesmo nao tendo o sobrenome japones

  82. Quero saber se nissey com dupla nacionalidade, casado aqui no Brasil, não separado,. não divorciado

    pode se casar no Japão, e quais direitos de sua esposa brasileira em relação ao marido que mora há

    15 anos no japão.

  83. eu sou brasileiro e estou presti a me casa com uma japonesa no japão já namoramos há 3 anos e vou morar com ela lá no japão,ha algum problema si eu for me casar no japão.

  84. Ola..sou japoneis e kero casar com brasileira aqui no japao .eh possivel casar com ela unicamente perante a lei brasileira no consulado de tokyo? Sem registrar o casamento na perfeitura japonesa?Q documentacao preciso como japoneis?
    muito obrigado!

  85. Ola…gostaria muito de saber o que acontece se um brasileiro que morou 3 anos no Japão engravidou
    uma japonesa, e veio embora para o Brasil, deixando a Gravida? Quais os deveres dele no Japão, visto que
    ele fugiu da responsabilidade de pai, voltando para o Brasil.
    Grata….

  86. Eu optei pela cidadania japonesa, e casei com brasileiro no Japao, na prefeitura e no consulado em Nagoia. Porem, nao tenho documentos que comprovem meu casamento a nao ser o emitido pela prefeitura. Gostaria de saber se sou legalmente casada no Brasil perante a constituiçao, e como posso fazer meu pedido de documento de casamento? é no consulado de Nagoia mesmo?

    Obrigada

  87. Sou brasileira e solteira e meu namorado mora no japão. Em breve iremos nos casar e depois vou pra lá com ele, mas minha duvida é seguinte: Comprei um apartamento fincanciado em 25 anos, só paguei alguns anos, mesmo sem ter quitado o divida posso ir ao japão e continuar pagando de lá? E quanto tempo depois de casada eu tenho que esperar p/ ir ao japão?
    Aguardo resposta. Obrigada.

  88. Bem vc e seu marido terao que pedir do brasil certidao de nascimento e atestado de solteiro(se caso for divorciado a certidao de solteiro averbada serve). tem que estar traduzida!
    e passaportes , gaikkojin torokko de ambos.
    Precisara de somente 2 testimunhas para o casal ea as declaracao pode ser no ato do casamento .
    A por fins das duvidas deixa pedido o koseki de ambos talvez tenha que apresenta-las.

  89. Eu, e o meu namorado, pretendemos nos casar apenas na prefeitura por enquanto, eu sou nissei e ele tambem, ambos temos o visto permanente, o problemas, e que precisamos de 2 declaracoes, de testemunhas que nada impede de nos casarmos, como posso conseguir essa decleracao? ah outra duvida, na prefeitura diz que precisa de 2 declaracoes, o que eu gostaria de saber se essas 2 declaracoes, serve pra mim, quanto pro meu namorado? ambos somos solteiros, moramos na regiao de Hamamatsu, em Tenryu-ku.
    Aguardo resposta.
    Obrigada.

  90. Sou sansei…estou morando no japão atualmente.Gostaria de saber se há a possibilidade do meu namorado que ficou no Brasil vir pra cá e nos casarmos.Detalhe ele é brasileiro e não tem descendência.
    Aguardo resposta..
    obrigada

  91. flaubert politori

    antes de mais nada, gostaria de parabeniza-lo pelo site, que tem sido de grande ajuda para a comunidade com muita informação uteis!
    gostaria de saber se vc tem alguma informação ou sabe onde posso encontra-la, sobre casamento com
    japones no Japão atraves de procuração! ou seja sem a presença do conjuge estrangeiro.
    estive no japao por 6 anos, sou separado a 4 anos de minha ex-esposa que eh sansei.
    agora estou no brasil finalizando o processo de divorcio consensual e pretendo me casar com minha noiva japonesa que esta no japao.
    a informação que consegui eh preciso de uma declaração assinada por 2 testemunhas e uma certidao de nascimento de inteiro teor com a averbação do divorcio, alem disso tenho que assinar 2 documentos emitidos pela prefeitura ( tokyo) .
    dos meus documentos sera que falta algo?
    obrigado por qualquer informa;’ao!

  92. Me parece que o registro no lado brasileiro não é tão urgente se você já o registrou na prefeitura. E, embora soe estranho, o registro no consulado não isenta você de registrar o seu filho no Brasil. Você terá que fazê-lo de qualquer maneira.

    Mas essa opinião, assim como a de outros leigos, serve somente como “ilustração”. A atitude mais apropriada é você consultar o consulado a respeito antes de ir ao Brasil.

    Ou ao menos dar uma olhada no site deles a respeito:
    Nagoya: http://www.web-town.org/detalhes/consulado-geral-do-brasil-em-nagoya-203.html
    Tokyo: http://www.web-town.org/detalhes/consulado-geral-do-brasil-em-tokyo-314.html

  93. gostaria de obter informações, sobre registro de nascimento de filhos nascidos no japão
    tenho dupla nacionalidade sou casada na prefeitura do japão minha filha também tem registro,
    mas ainda não a registramos no consulado,será que há poblema em registrar no brasil, quando
    voltarmos. atensiosamente agradeço!

  94. Os documentos variam ligeiramete de lugar pra lugar; é aconselhável que você vá a seção de estrangeiros da Prefeitura em que mora pra perguntar. De antemão posso te dizer que irão pedir um atestado emitido pelo consulado de que você não é casado no Brasil.

    A respeito da nacionalidade de seus filhos, que parte não é clara a você?
    Me parece que o texto não deixa margem a dúvidas.

  95. reges angelo issamu otomura

    ola…gostaria de saber sobre uma duvida q tenho
    vou me casar com uma japonesa quais sao os tipo de papeis q pressiso para dar continuidade ao casamento eos filho que nacionalidades eles terao…obrigado um abracos para vcs…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *