Recessão no Japão – População Brasileira Diminui


O Chunichi, jornal de Aichi e região, reporta na edição de 05/Dez/2008 que com a crise atual a população de brasileiros em Hamamatsu-shi (Shizuoka) e Toyohashi-shi (Aichi) tem decrescido. Alguns trechos:

A cidade com a segunda maior população brasileira do Japão, Toyohashi, desde Junho/2008 viu o número diminuir por cinco meses consecutivos. Boa parte dos habitantes trabalha na indústria automobilística como haken (trabalhadores terceirilizados) na cidade de Tahara em Aichi ou na parte oeste da província de Shizuoka. A mesma tendência pode ser observada em Hamamatsu, a cidade com a maior população.

De acordo como o Departamento Internacional da cidade de Toyohashi, a população de brasileiros morando na cidade no final de Outubro era de 12.564. Comparado com pico deste ano, Fevereiro, observa-se uma redução de 375.

A população cresceu quase que ininterruptamente desde 1987 até Fevereiro deste ano. Em Março a tendência reverteu e tem decrescido desde então com exceção de Maio. 500 em um ano. “Como o desemprego, ou mudaram de cidade ou voltaram pro Brasil” segundo o Departamento.

O Hello Work de Toyohashi, por sua vez, tem visto um aumento explosivo de estrangeiros procurando por emprego. No final de Novembro, houve 1084 consultas. Quase o dobro do ano passado. Há dias em que comparecem 20 a 25 brasileiros.

Em Hamamatsu, o número de brasileiros registrados foi de 19.140 no final de Novembro. Era de 19.209 em Outubro, 19.272 em Setembro. Um decréscimo de 60 a 70 por mês. A cidade, vendo a fila de estrangeiros no Hello Work de Hamamatsu, entendeu que uma solução rapida é necessária. Vai, no dia 5, abrir a “seção integrada de consultas para estrangeiros” junto como o Ministério do Trabalho de Hamamatsu.

A cidade de Toyota, Aichi-ken, terra natal da Toyota Motors, tem uma população historicamente flutuando em torno de 7.900 brasileiros mas o Departamento Internacional entende que “o crescimento deve parar e a tendência ser de estagnação para, mais cedo ou mais tarde, diminuir”.

Postado em 06/Dez/2008.
Traduzido sem autorização do jornal. Artigo na integra em japonês:
www.chunichi.co.jp/article/national/news/CK2008120502000072.html (editor: esta página foi apagada – 08/Mai/10)



Clique aqui p/ deixar um comentário 15 comentários