Mais e mais empreiteiras hoje requerem que candidatos a emprego tenham moradia própria.
Logo alugar por conta aumenta suas chances na escolha de emprego. E também sua satisfação com a moradia.
Mas como alugar um apartamento se você nunca fez isto antes e não entende o que a imobiliária diz?

Este artigo mostra como conseguir isto com o auxílio de uma empresa imobiliária com atendimento em português para todo o Japão.


Se for despedido, o tempo que te dão para sair da moradia geralmente é insuficiente. As empreiteiras mais generosas dão um mês mas para quem nunca alugou uma casa antes pode ser insuficiente.

Logo é vantajoso escolher uma enquanto se esta empregado porque isto te permite pesquisar e perguntar quando tiver tempo e no seu ritmo. Que outras vantagens?
  • A segunda é que você é livre para escolher uma moradia condizível com seu estilo de vida e onde morar.
  • Terceira é evitar da empreiteira te explorar no aluguel caso você suspeite que ela esteja fazendo isto.
  • Quarta é evitar da empreiteira sem autorização no seu apartamento se ela costuma fazer isto.
A empresa que apresentamos aqui, Village House, pode ser uma solução para estes problemas.

 

 


No que ela difere de uma imobiliária comum?

O setor imobiliário no Japão, como você ja deve ter sentido, é extramente conservador em termos de mentalidade e tecnologia. A Village House foi fundada por um grupo de alta tecnologia com uma mentalidade moderna e totalmente diferente do vigente no setor imobiliário.

 

 

Por que a empresa tem interesse na comunidade brasileira no Japão quando as imobiliárias são hostis a estrangeiros?

Porque, como dito na pergunta anterior, ela tem uma mentalidade diferente da empresa típica do setor. Embora não seja uma empresa dedicada a estrangeiros, uma boa parte de seus inquilinos são estrangeiros e, por este motivo, ela tem publicado anúncios em sites e revistas da comunidade. Em outras palavras, brasileiros são bem vindos. De fato, representantes me dizem que boa parte de seus inquilinos são brasileiros.

 

 

Mas e o oya-san (dono do imóvel)? Eles não são contra inquilinos brasileiros e estrangeiros?

Nao há oya-san na estória. Ao invés de tentar alugar apartamentos de terceiros como uma imobiliária comum faz, ela simplesmente comprou e administra diretamente cerca de mil imóveis nas 47 províncias do Japão. Em outras palavras, o oya-san é a própria empresa.

 

 

Vou precisar de um fiador?

Vai depender da avaliação feita quando do contrato. Na maioria dos casos não é requerida. Se for, você precisará apresentar alguém como fiador. A empresa não utiliza serviço de fiador como é comum em outras empresas.

 

 


Tem atendimento em português?

Eu diria que esta é a maior vantagem oferecida.

Há uma central de atendimento via telefone em português que cobre todo o país. Se você quer visitar e alugar uma casa em, digamos, Hokkaido, você fala com a central em português e eles farão contato com o representantes locais para te mostrar o imóvel.

 

 

Que requisitos são necessários para alugar uma casa?

Conta de banco, documento de identidade (zairyu card, carteira de motorista, etc) e último holerite.

 

 

Não estou empregado agora. Será que consigo alugar uma casa?

Não. A exceção são aqueles recebendo aposentadoria japonesa. Mas mesmo assim depende de quanto você recebe. Entenda que para a imobiliária só faz sentido alugar para quem tem fonte de renda constante e suficiente para pagar aluguel.

 

 

Estou com nome sujo na praça. Consigo alugar?

Antes do contrato, eles fazem uma avaliação da sua pessoa. Não dizem o que é examinado mas é provável que eles chequem listas negras em instituições do tipo SPC e Serasa para saber se você tem um histórico de bom pagador.

 

 


Qual o valor de aluguel condizente com meu salário?

O que falo aqui é especulação baseado em senso comum. Nenhuma empresa, incluindo a Village House, diz quais são seus critérios.

Acredito que este ítem seja levado em conta na avaliação.

De modo geral é aceito que um quarto ou até um terço da renda (o critério varia de acordo com a empresa) seja gasto com aluguel. Por exemplo, se você ganha 300 mil yens por mês e quer alugar uma casa de até 75 ou 100 mil yens, será aprovado.

Já se você vive de aposentadoria e ela é de 100 mil yens/mês, para ser aprovado por uma imobiliária teria que escolher uma moradia de até 25 ou 30 mil yens. Será provavelmente rejeitado se pedir um apartamento com aluguel maior que isto.

Isto é baseado em estatísticas de quanto uma pessoa pode viver bem sem se endividar.

 

 

Vou ser despejado se perder o emprego?

Esta é a grande diferenca entre ter casa alugada da empreiteira e por conta própria. A verificação de emprego ocorre apenas quando você faz o contrato. A partir daí ela não mais checa ou fica sabendo de sua situação. O que importa é que você pague religiosamente o aluguel todo mês, desempregado ou não.

 

 


Que vantagens a Village House oferece?
  1. Atendimento em português (ao meu ver só esta justifica a escolha).
  2. Cashback de até 30 mil yens.
  3. Um mês de aluguel gratuito (esta promoção de 1 mês de aluguel gratuito pode não ser aplicável a alguns imóveis).
  4. Não cobra as diversas taxas cobradas quando da assinatura como reikin, shikikin, comissão da imobiliária e taxa de renovação de contrato.
  5. Não precisa de fiador dependendo da sua avaliação.
4 Vantagens

 

 

Quando a esmola é boa o santo desconfia... Alguma coisa escondida?

Me parece que o modelo de negócios dela é abrir mão de diversas taxas comuns no setor imobiliário e lucrar ao longo do tempo. Daí o contrato de 2 anos. Se sair antes disso é necessário pagar uma taxa de cancelamento.

Outra coisa a que deve se prestar atenção é que algumas das vantagens não se estendem a todos os imóveis:

  • Há imóveis aos quais não se aplica a promoção de reembolso.
  • Há imóveis aos quais não se aplica a promoção de aluguel gratuito.
  • Nem todos os imóveis permitem animais de estimação.

 

 

Como é a taxa de cancelamento?

O contrato é de 2 anos e se você sair antes disso, paga uma taxa de cancelamento.

  • se ficar menos de 1 ano: 2 meses do valor do aluguel
  • entre 1 e 2 anos: 1 mês do valor do aluguel.

 

 

Isto não é ilegal?

Não. Existe um princípio jurídico chamado "liberdade de contrato". Desde que 2 partes concordem, qualquer contrato que não viole leis vigentes é válido. Se houver uma cláusula de taxa de cancelamento e assinou, você está concordando com as cláusulas do contrato. É algo a considerar ANTES de assinar o contrato.

É muito comum gente começar a reclamar de cláusula quando a situação se torna desfavorável. Perguntam se a clausula é legal ou se ela não se aplica ao caso dele. Uma vez assinado é difícil escapar legalmente.

 

 


Posso fazer um contrato de tempo menor que 2 anos?

Não. Mesmo prometendo pagar a taxa de cancelamento. Acredito que é porque a empresa só tem lucro se o inquilino ficar por no mínimo 2 anos.

 

 

Ao sair preciso pagar algo?

Taxa de limpeza no valor de 1.100 ienes por metro quadrado mais imposto.

Caso houver danos intencionais, o preco do reparo sera cobrado a parte.

Para evitar ser cobrado por danos que já existiam no apartamento, aconselho tirar foto do dano quando da mudança ou antes e comunicar imediatamente a empresa. Mantenha as fotos como prova casos eles queiram cobrar quando você sair.

Nisto ela não difere de outras imobiliárias. É prática cobrar estes 2 ítens.

 

 

O preço de aluguel é barato?

Eles estão dentro dos valores cobrados pelo mercado. Não cobram a mais por você ser brasileiro. O valor cobrado é o mesmo para japoneses e estrangeiros. Há apartamentos de 20 mil yens de aluguel mas, de modo geral, estão sempre ocupadas.

 

 

Os apartamentos vêm mobiliados?

Não. Neste aspecto ela é uma imobiliária padrão. Caberá a você comprar móveis. Da mesma maneira, quando sair, caberá a você levar os móveis para a próxima residência ou se desfazer deles. Em suma, entregue do jeito que recebeu.

 

 

Quem é Village House? É uma companhia confiável?

Ela faz parte de uma conglerado multinacional japonês de grande porte, mais conhecida por brasileiros como sendo uma operadora de celular. O nome do grupo aparece na última linha de qualquer página do site deles.

Sabendo isto fica fácil entender porque é que a empresa resolveu investir tamanho capital comprando mil imóveis por todo o Japão.

 

 

Em suma, quanto ganho se alugar uma casa pelo serviço deles?

Note que se você espera economizar no valor do aluguel, provavelmente não achará vantagem nenhuma. Pelo que constatei, ela cobra preços de mercado.

Ela tem como vantagem atendimento em português e o fato de que brasileiros são bem vindos. Em segundo, não cobra a maior parte das taxas cobradas por outras imobiliárias no momento do contrato. Em terceiro, provavelmente não será necessário fiador. Isto é importante se você tem poucos familiares, parentes, amigos e conhecidos japoneses.

Você pode pesquisar os imóveis disponíveis em português no conforto da sua casa ou pelo smartphone. A maioria das imobiliárias comuns ainda requer sua presença porque é feito na base do papel.

Como desvantagem ela cobra uma taxa de cancelamento se o inquilino sair antes de 2 anos de contrato. Em outras imobiliárias esta taxa geralmente não existe.

Em suma, se você ficar 2 anos ou mais você certamente estará ganhando. É provável que sim mesmo você fique menos de 2 anos e pague a taxa de cancelamento.

Exemplo de comparação de taxas entre imobiliárias japonesas no site da Village House: Exemplo de comparação de taxas entre imobiliárias japonesas
Faça a comparação você mesmo. Escolha um imóvel da Village House e outro similar de uma outra imobiliária. Some as taxas cobradas e subtraia os descontos de ambas, compare e decida.


 

 

Quero saber mais/entrar em contato com eles

 

 


Formulário de contato


Províncias com maior procura por emprego. O resto pode ser visto na página de empregos.

Imobiliária no Japão

Loterias mais populares entre brasileiros. O resto pode ser visto na página de Takarakuji.


Províncias mais populares. O resto pode ser visto na lista Regional